Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46423
Title: | Da educação à comunicação: Um mapeamento da utilização do vídeo online em universidades portuguesas | Authors: | Santos, S. C. Santos, C. A. |
Keywords: | vídeo; ensino superior; internet; Portugal | Issue Date: | 2014 | Publisher: | OberCom, Editora Mundos Sociais/CIES | Serial title, monograph or event: | Observatorio (OBS*) | Volume: | 3 | Issue: | 8 | Place of publication or event: | Lisboa | Abstract: | A utilização de conteúdos de vídeo online por Instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal tem aumentado de forma evidente durante a última década. Extravasando a função inicialmente associada à aprendizagem, o vídeo foi progressivamente adotado como ferramenta de comunicação, num contexto marcado pela competição e pelas dificuldades orçamentais cada vez mais generalizadas. Este artigo procura explicar e contextualizar as condições tecnológicas e sociais, assim como as alterações no consumo mediático que permitiram a proliferação do vídeo na web, como forma de as IES potenciarem a captação de alunos e como ferramenta de comunicação de uma imagem diferenciada. Recorrendo a uma pesquisa que cruza dados de natureza quantitativa e qualitativa, este estudo identifica as tendências mais relevantes da criação e divulgação de vídeo na internet pelas universidades portuguesas, concluindo que se trata de uma prática generalizada, com uma grande variedade de formas de implementação, e frequentemente pouco estruturada. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46423 | ISSN: | 1646-5954 | DOI: | 10.15847/obsOBS832014727 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Da educacao a comunicacao.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
323
checked on Oct 15, 2024
Download(s)
151
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.