Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46393
Title: Práticas pedagógicas do Professor de Educação Física: entre a formação e o contexto vivido
Authors: Moreira, J. António 
Ferreira, António Gomes 
Keywords: Educação Física; Professores; Práticas pedagógicas; Formação inicial
Issue Date: 2014
Serial title, monograph or event: Educação & Filosofia
Volume: 56
Issue: 28
Place of publication or event: Brasil
Abstract: No presente estudo procurou-se indagar a forma como os professores de Educação Física em Portugal organizam as suas aulas. Procurou-se, ainda, perceber a relação existente entre as suas práticas pedagógicas, as suas vivências, as suas posturas e a influência das suas escolas de formação. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes. Concluiu-se que estes professores defendem uma aula bastante estruturada, baseada numa rigorosa planificação, não descurando a questão das motivações dos alunos. Concluiu-se, também, que a existência de práticas pedagógicas (e posturas) diferenciadas, possivelmente devem-se às diferentes formações, ao contexto histórico específico e às diferentes vivências, personalidades e motivações de cada professor. Estas diferenças sugerem, pois, a existência de uma relação entre as práticas pedagógicas e um habitus que se traduz nas vivências adquiridas em diferentes ambientes culturais, políticos e educativos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46393
ISSN: 0102-6801
DOI: 10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v28n56a2014-p857a885
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Praticas pedagogicas do Professor de Educacao Fisica.pdf911.34 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.