Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46393
Title: | Práticas pedagógicas do Professor de Educação Física: entre a formação e o contexto vivido | Authors: | Moreira, J. António Ferreira, António Gomes |
Keywords: | Educação Física; Professores; Práticas pedagógicas; Formação inicial | Issue Date: | 2014 | Serial title, monograph or event: | Educação & Filosofia | Volume: | 56 | Issue: | 28 | Place of publication or event: | Brasil | Abstract: | No presente estudo procurou-se indagar a forma como os professores de Educação Física em Portugal organizam as suas aulas. Procurou-se, ainda, perceber a relação existente entre as suas práticas pedagógicas, as suas vivências, as suas posturas e a influência das suas escolas de formação. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes. Concluiu-se que estes professores defendem uma aula bastante estruturada, baseada numa rigorosa planificação, não descurando a questão das motivações dos alunos. Concluiu-se, também, que a existência de práticas pedagógicas (e posturas) diferenciadas, possivelmente devem-se às diferentes formações, ao contexto histórico específico e às diferentes vivências, personalidades e motivações de cada professor. Estas diferenças sugerem, pois, a existência de uma relação entre as práticas pedagógicas e um habitus que se traduz nas vivências adquiridas em diferentes ambientes culturais, políticos e educativos. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46393 | ISSN: | 0102-6801 | DOI: | 10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v28n56a2014-p857a885 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Praticas pedagogicas do Professor de Educacao Fisica.pdf | 911.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.