Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46393
Title: Práticas pedagógicas do Professor de Educação Física: entre a formação e o contexto vivido
Authors: Moreira, J. António 
Ferreira, António Gomes 
Keywords: Educação Física; Professores; Práticas pedagógicas; Formação inicial
Issue Date: 2014
Serial title, monograph or event: Educação & Filosofia
Volume: 56
Issue: 28
Place of publication or event: Brasil
Abstract: No presente estudo procurou-se indagar a forma como os professores de Educação Física em Portugal organizam as suas aulas. Procurou-se, ainda, perceber a relação existente entre as suas práticas pedagógicas, as suas vivências, as suas posturas e a influência das suas escolas de formação. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes. Concluiu-se que estes professores defendem uma aula bastante estruturada, baseada numa rigorosa planificação, não descurando a questão das motivações dos alunos. Concluiu-se, também, que a existência de práticas pedagógicas (e posturas) diferenciadas, possivelmente devem-se às diferentes formações, ao contexto histórico específico e às diferentes vivências, personalidades e motivações de cada professor. Estas diferenças sugerem, pois, a existência de uma relação entre as práticas pedagógicas e um habitus que se traduz nas vivências adquiridas em diferentes ambientes culturais, políticos e educativos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46393
ISSN: 0102-6801
DOI: 10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v28n56a2014-p857a885
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Praticas pedagogicas do Professor de Educacao Fisica.pdf911.34 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

273
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

1,101
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.