Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/46342
Título: | O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da História | Autor: | Costa, Esmeralda Moreira, J. António |
Palavras-chave: | competências de aprendizagem; percepção de aprendizagem; ambientes virtuais | Data: | 2013 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Tecnologia, Gestão e Humanismo | Volume: | 2 | Número: | 1 | Local de edição ou do evento: | brasil | Resumo: | Poderão os ambientes virtuais favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de História do ensino fundamental. Participaram na investigação 122 alunos do 8.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto-Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em um design centrado no desenvolvimento de competências e em um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na percepção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa de Aprendizagem e Autonomia na Aprendizagem. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46342 | ISSN: | 2238-5819 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O b-learning e a percecao de competencias de aprendizagem.pdf | 572.7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
264
Visto em 23/abr/2024
Downloads
186
Visto em 23/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.