Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46342
Title: | O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da História | Authors: | Costa, Esmeralda Moreira, J. António |
Keywords: | competências de aprendizagem; percepção de aprendizagem; ambientes virtuais | Issue Date: | 2013 | Serial title, monograph or event: | Tecnologia, Gestão e Humanismo | Volume: | 2 | Issue: | 1 | Place of publication or event: | brasil | Abstract: | Poderão os ambientes virtuais favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de História do ensino fundamental. Participaram na investigação 122 alunos do 8.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto-Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em um design centrado no desenvolvimento de competências e em um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na percepção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa de Aprendizagem e Autonomia na Aprendizagem. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46342 | ISSN: | 2238-5819 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O b-learning e a percecao de competencias de aprendizagem.pdf | 572.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.