Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/46342
Title: O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da História
Authors: Costa, Esmeralda 
Moreira, J. António 
Keywords: competências de aprendizagem; percepção de aprendizagem; ambientes virtuais
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: Tecnologia, Gestão e Humanismo
Volume: 2
Issue: 1
Place of publication or event: brasil
Abstract: Poderão os ambientes virtuais favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de História do ensino fundamental. Participaram na investigação 122 alunos do 8.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto-Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em um design centrado no desenvolvimento de competências e em um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na percepção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa de Aprendizagem e Autonomia na Aprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/10316/46342
ISSN: 2238-5819
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
O b-learning e a percecao de competencias de aprendizagem.pdf572.7 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

87
checked on Nov 19, 2019

Download(s)

80
checked on Nov 19, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.