Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46332
Title: Auto-conceito Global em Estudantes do Ensino Superior: Um Estudo Comparativo entre Iniciantes e Finalistas
Authors: Barros, Rita 
Moreira, J. António 
Keywords: Autoconceito global; Ensino superior; Pós-adolescência.
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: Psicologia em Revista
Volume: 19
Issue: 2
Place of publication or event: Brasil
Abstract: Este estudo centra-se nos processos de mudança do autoconceito no período designado por pós-adolescência e traduz-se num estudo comparativo entre os níveis de autoconceito global de estudantes do ensino superior, iniciantes e finalistas. Recorrendo a uma metodologia de cariz quantitativo, a nossa amostra foi constituída por 552 sujeitos. Para a avaliação do nível de autoconceito global, valemo-nos da adaptação do Self Description Questionnaire III realizada por Faria e Fontaine (1992) a estudantes universitários portugueses. Concluímos que não existem diferenças significativas entre os dois grupos de estudantes. Esses resultados podem ser compreendidos com base nas experiências e ansiedades vivenciadas pelos estudantes do ensino superior, quer no processo de adaptação ao contexto acadêmico, no caso dos que estão a iniciar a formação, quer na antecipação de reais dificuldades de inserção no mercado de trabalho, no caso dos finalistas.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46332
ISSN: 1678-9563
DOI: 10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p232
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Auto conceito Global em Estudantes do Ensino Superior.pdf141.91 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.