Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46332
Title: | Auto-conceito Global em Estudantes do Ensino Superior: Um Estudo Comparativo entre Iniciantes e Finalistas | Authors: | Barros, Rita Moreira, J. António |
Keywords: | Autoconceito global; Ensino superior; Pós-adolescência. | Issue Date: | 2013 | Serial title, monograph or event: | Psicologia em Revista | Volume: | 19 | Issue: | 2 | Place of publication or event: | Brasil | Abstract: | Este estudo centra-se nos processos de mudança do autoconceito no período designado por pós-adolescência e traduz-se num estudo comparativo entre os níveis de autoconceito global de estudantes do ensino superior, iniciantes e finalistas. Recorrendo a uma metodologia de cariz quantitativo, a nossa amostra foi constituída por 552 sujeitos. Para a avaliação do nível de autoconceito global, valemo-nos da adaptação do Self Description Questionnaire III realizada por Faria e Fontaine (1992) a estudantes universitários portugueses. Concluímos que não existem diferenças significativas entre os dois grupos de estudantes. Esses resultados podem ser compreendidos com base nas experiências e ansiedades vivenciadas pelos estudantes do ensino superior, quer no processo de adaptação ao contexto acadêmico, no caso dos que estão a iniciar a formação, quer na antecipação de reais dificuldades de inserção no mercado de trabalho, no caso dos finalistas. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46332 | ISSN: | 1678-9563 | DOI: | 10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p232 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Auto conceito Global em Estudantes do Ensino Superior.pdf | 141.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.