Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46191
Title: | A Emergência do Mobile Learning e os Novos Desafios Formativos para a Docência em Rede | Authors: | Trindade, Sara Dias Moreira, J. António |
Keywords: | Formação de Professores; Tecnologias Móveis; Mobile Learning | Issue Date: | Sep-2017 | Publisher: | APPRIS | metadata.degois.publication.title: | Redes e mídias sociais | metadata.degois.publication.location: | Curitiba (Brasil) | Abstract: | As ferramentas da web 2.0, a aprendizagem em rede e as potencialidades das tecnologias móveis trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para os seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de conceber uma “nova” didática para uma docência que responda às necessidades das “mentes móveis” dos estudantes da sociedade digital que deve basear-se não só no conhecimento científico, curricular e pedagógico, mas também num conhecimento tecnológico que permita planear, conceber e utilizar recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem de forma eficaz. Neste sentido, o presente artigo debruça-se sobre a questão da formação de professores para a docência com tecnologias móveis à luz do referencial teórico TPACK, analisando os desafios, possibilidades e resistências que se colocam ao uso destas tecnologias. Concluímos destacando que ensinar e aprender nesta escola digital aberta, recorrendo a tecnologias móveis, é sem dúvida, um desafio aliciante, mas ao mesmo tempo muito exigente. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46191 | ISBN: | 978-85-473-0721-9 | Rights: | closedAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros |
Show full item record
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.