Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46191
Title: A Emergência do Mobile Learning e os Novos Desafios Formativos para a Docência em Rede
Authors: Trindade, Sara Dias 
Moreira, J. António 
Keywords: Formação de Professores; Tecnologias Móveis; Mobile Learning
Issue Date: Sep-2017
Publisher: APPRIS
metadata.degois.publication.title: Redes e mídias sociais
metadata.degois.publication.location: Curitiba (Brasil)
Abstract: As ferramentas da web 2.0, a aprendizagem em rede e as potencialidades das tecnologias móveis trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para os seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de conceber uma “nova” didática para uma docência que responda às necessidades das “mentes móveis” dos estudantes da sociedade digital que deve basear-se não só no conhecimento científico, curricular e pedagógico, mas também num conhecimento tecnológico que permita planear, conceber e utilizar recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem de forma eficaz. Neste sentido, o presente artigo debruça-se sobre a questão da formação de professores para a docência com tecnologias móveis à luz do referencial teórico TPACK, analisando os desafios, possibilidades e resistências que se colocam ao uso destas tecnologias. Concluímos destacando que ensinar e aprender nesta escola digital aberta, recorrendo a tecnologias móveis, é sem dúvida, um desafio aliciante, mas ao mesmo tempo muito exigente.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46191
ISBN: 978-85-473-0721-9
Rights: closedAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Show full item record

Page view(s)

388
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.