Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/45921
Título: Percepção dos estilos educativos parentais e ajustamento psicológico do adulto: comparação entre indivíduos com e sem perturbações depressivas
Autor: Araújo, Anabela Fernandes 
Palavras-chave: Estilos educativos parentais; Ajustamento psicológico
Data: 2002
Projeto: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/3168/2000/PT 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Paidéia (Ribeirão Preto)
Volume: 12
Número: 24
Local de edição ou do evento: Brasil
Resumo: O tema das possíveis relações entre as práticas educativas parentais, o desenvolvimento de traços de personalidade e a emergência de perturbações psicopatológicas tem sido alvo de grande interesse por parte de investigadores e clínicos; porém, muitos aspectos acerca das suas possíveis consequências ainda não são suficientemente conhecidos. Neste estudo comparam-se duas amostras - adultos com e sem diagnóstico de depressão - em termos de suas memórias das práticas educativas dos pais na infância e adolescência. Apesar de se tratar de um estudo exploratório, os resultados obtidos indicam uma relação significativa entre determinadas atitudes dos pais (sobreprotecção, rejeição e suporte emocional) e o posterior ajustamento ou perturbação emocional do adulto.
URI: https://hdl.handle.net/10316/45921
ISSN: ISSN 0103-863X
DOI: 10.1590/S0103-863X2002000300010
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CINEICC - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
10.pdf972.01 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

427
Visto em 21/mai/2024

Downloads 50

346
Visto em 21/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.