Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/45921
Title: Percepção dos estilos educativos parentais e ajustamento psicológico do adulto: comparação entre indivíduos com e sem perturbações depressivas
Authors: Araújo, Anabela Fernandes 
Keywords: Estilos educativos parentais; Ajustamento psicológico
Issue Date: 2002
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/3168/2000/PT 
Serial title, monograph or event: Paidéia (Ribeirão Preto)
Volume: 12
Issue: 24
Place of publication or event: Brasil
Abstract: O tema das possíveis relações entre as práticas educativas parentais, o desenvolvimento de traços de personalidade e a emergência de perturbações psicopatológicas tem sido alvo de grande interesse por parte de investigadores e clínicos; porém, muitos aspectos acerca das suas possíveis consequências ainda não são suficientemente conhecidos. Neste estudo comparam-se duas amostras - adultos com e sem diagnóstico de depressão - em termos de suas memórias das práticas educativas dos pais na infância e adolescência. Apesar de se tratar de um estudo exploratório, os resultados obtidos indicam uma relação significativa entre determinadas atitudes dos pais (sobreprotecção, rejeição e suporte emocional) e o posterior ajustamento ou perturbação emocional do adulto.
URI: https://hdl.handle.net/10316/45921
ISSN: ISSN 0103-863X
DOI: 10.1590/S0103-863X2002000300010
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CINEICC - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
10.pdf972.01 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

426
checked on May 7, 2024

Download(s) 50

342
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.