Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/44908
Title: “Folgam de comer os comeres feitos ao nosso modo”. Práticas e culturas alimentares entre o Rio Senegal e o Rio Gâmbia (séculos XV e XVI)
Other Titles: “Folgam de comer os comeres feitos ao nosso modo”: food cultures and practices between Senegal River and Gambia River (XV and XVI century)
Authors: Gomes, João Pedro 
Issue Date: 2015
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Serial title, monograph or event: Odisseia de Sabores da Lusofonia
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: As empreitadas marítimas portuguesas a sul do Cabo Bojador, iniciadas durante os anos 30 do século XV pelo infante D. Henrique e fortemente dinamizadas partir dos anos 40, resultaram num vasto rol de criações literárias que podemos denominar de Literatura de Viagem, cujo objetivo principal era o de enaltecer os mares desbravados (e os marinheiros responsáveis) e as novas terras visitadas. Cronistas, marinheiros e mercadores contribuiriam, assim, para a difusão de textos cronísticos e relações nos quais imprimiam as suas visões da população africana, do seu continente, hábitos e costumes, fazendo circular estas produções por todo o espaço europeu e incitando a curiosidade do velho continente, ávido de novas descobertas, novas plantas, novas culturas. Estes relatos, focados na observação/ caracterização deste Outro longínquo e exótico e na transmissão da informação a todos os não observadores diretos, detinham-se na descrição de hábitos e costumes, que tinha por ponto de partida o referente europeu de sociedade, cultura e civilidade. A leitura desses textos permite, assim, identificar, elencar e perceber hábitos e culturas alimentares associados tanto ao observado (o africano) como ao observador (o europeu), a relação estabelecidas entre as duas partes, bem como as transferências culturais operadas, neste caso específico, no espaço geográfico compreendido entre o Rio Senegal, o Rio Gâmbia e o arquipélago de Cabo Verde.
Description: UID/ELT/00196/2013, financiado pela FCT
URI: https://hdl.handle.net/10316/44908
DOI: 10.14195/978-989-26-1086-3_3
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CECH - Capítulos (ou partes) de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Folgam_de_comer_os_comeres_feitos_ao_nos (1).pdf6.03 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

WEB OF SCIENCETM
Citations 50

1
checked on Mar 2, 2024

Page view(s) 50

642
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

532
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.