Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/44659
Título: Oficinas de Didática de Latim: uma proposta para a formação contínua de professores
Autor: Cravo, Cláudia 
Marques, Susana 
Balula, Ana 
Palavras-chave: Ensino do Latim; Didática do Latim; Formação de Professores; Formação Contínua
Data: 2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: Thamyris, n.s.
Número: 6
Local de edição ou do evento: Málaga
Resumo: Ao longo das últimas décadas, tem-se assistido a uma progressiva e acentuada redução da presença do Latim nos curricula, particularmente marcada no caso português. Todavia, nos últimos tempos verifica-se, pelo contrário, um salutar esforço para reintroduzir, de forma paulatina, as línguas e culturas clássicas no sistema educativo português, reconhecendo assim o papel essencial que representam na educação cultural e cívica dos jovens. Consequentemente, sentiu-se a necessidade de equacionar soluções de formação para apoiar os docentes que assumiram ou poderão vir a assumir este desafio a curto prazo. Foi neste contexto que se desenharam e implementaram as Oficinas de Didática do Latim, com as quais se pretendeu dar um contributo para ajudar a suprir a falta de oferta de formação específica, a nível nacional, na área da Cultura e Línguas Clássicas. Neste trabalho, apresenta-se a forma como se estruturou e operacionalizou esta proposta de formação numa modalidade de e-learning, sendo que a elevada participação/interação indicia que foi oportuna, pelo que deve ter continuidade.
URI: https://hdl.handle.net/10316/44659
ISSN: 2254-1799
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Estudos Clássicos - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
OFICINAS.pdf422.7 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

444
Visto em 23/abr/2024

Downloads 20

978
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.