Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/44338
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Penicheiro, Filipe | - |
dc.contributor.author | Roque, Licínio | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Joaquim Ramos de | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-10T10:29:40Z | - |
dc.date.available | 2017-11-10T10:29:40Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.issn | 2179-2259 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/44338 | - |
dc.description.abstract | Este artigo pretende analisar os resultados preliminares de duas sessões de exploração realizadas em contexto escolar, utilizando o jogo Portugal 1111 – A conquista de Soure, e informar sobre as dinâmicas de questionamento dos alunos ao professor, identificando oportunidades de aproveitamento da experiência do jogo para alcançar objectivos de aprendizagem relacionados com o tema curricular da Reconquista. Os indicadores que estas sessões de exploração proporcionam apontam claramente para três conclusões: a) a importância do papel do professor como facilitador da introdução e da aprendizagem com jogos em contexto escolar; b) que o jogo Portugal 1111 – A conquista de Soure, potenciou algumas questões sobre o tema da Reconquista que podem concorrer para a aprendizagem de conhecimentos históricos sobre este período; e c) é notória uma trajectória temporal através dos objectivos de aprendizagem do artefacto, da dinâmica de jogo e do domínio modelado, com implicações para o design e para as estratégias de exploração do jogo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | SBGames | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Jogos em contexto escolar | por |
dc.subject | Educação histórica | por |
dc.subject | Videojogos | por |
dc.subject | Portugal 1111 A conquista de Soure | por |
dc.title | Um estudo das dinâmicas de apropriação do jogo Portugal 1111 – A Conquista de Soure em contexto escolar | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.firstPage | 205 | por |
degois.publication.lastPage | 212 | por |
degois.publication.location | Florianópolis | por |
degois.publication.title | IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames | por |
dc.relation.publisherversion | http://sbgames.org/sbgames2010/proceedings/culture/full/full23.pdf | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.author.dept | Faculty of Arts and Humanities | - |
crisitem.author.researchunit | CISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.parentresearchunit | Faculty of Sciences and Technology | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-1911-2788 | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0003-2325-7098 | - |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
full23.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License