Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/44338
Title: | Um estudo das dinâmicas de apropriação do jogo Portugal 1111 – A Conquista de Soure em contexto escolar | Authors: | Penicheiro, Filipe Roque, Licínio Carvalho, Joaquim Ramos de |
Keywords: | Jogos em contexto escolar; Educação histórica; Videojogos; Portugal 1111 A conquista de Soure | Issue Date: | 2010 | Publisher: | SBGames | Serial title, monograph or event: | IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames | Place of publication or event: | Florianópolis | Abstract: | Este artigo pretende analisar os resultados preliminares de duas sessões de exploração realizadas em contexto escolar, utilizando o jogo Portugal 1111 – A conquista de Soure, e informar sobre as dinâmicas de questionamento dos alunos ao professor, identificando oportunidades de aproveitamento da experiência do jogo para alcançar objectivos de aprendizagem relacionados com o tema curricular da Reconquista. Os indicadores que estas sessões de exploração proporcionam apontam claramente para três conclusões: a) a importância do papel do professor como facilitador da introdução e da aprendizagem com jogos em contexto escolar; b) que o jogo Portugal 1111 – A conquista de Soure, potenciou algumas questões sobre o tema da Reconquista que podem concorrer para a aprendizagem de conhecimentos históricos sobre este período; e c) é notória uma trajectória temporal através dos objectivos de aprendizagem do artefacto, da dinâmica de jogo e do domínio modelado, com implicações para o design e para as estratégias de exploração do jogo. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/44338 | ISSN: | 2179-2259 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
full23.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
749
checked on Apr 16, 2024
Download(s)
150
checked on Apr 16, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License