Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/43674
Título: O passado por dentro do presente: Guerra Colonial portuguesa e as reescritas da memória cultural
Outros títulos: The past inside the present: the Portuguese Colonial War and the rewriting of the cultural memory
Le passé dans le présent : la guerre coloniale portugaise et les réécritures de la mémoire culturelle
Autor: Wieser, Doris 
Moreira, Luciana 
Palavras-chave: Guerra colonial; Identidade nacional; Memória; Pós-memória; Portuguese Colonial War; National identity; Memory; Post-memory; Guerre Coloniale portugaise; Identité nationale; Mémoire; Post-mémoire
Data: 2017
Editora: CICS
Título da revista, periódico, livro ou evento: Configurações
Número: 19
Local de edição ou do evento: Braga
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre a memória cultural (Aleida e Jan Assmann) e pós-memória (Hirsch, Suleiman) da Guerra Colonial Portuguesa na poesia e nas artes visuais. O corpus compreende uma série de poemas escritos pela geração que viveu a guerra em idade adulta de forma direta ou indireta (Manuel Alegre, Fiama Hasse Pais Brandão e José Niza) e obras elaboradas pelas gerações uma e meia e segunda: instalações de Ana Vidigal e uma curta-metragem de António Ferreira. O objetivo da análise prende-se com as estratégias dos artistas de destruir os pilares constitutivos da identidade nacional portuguesa, sepultando mitos nacionais, denunciando estragos emocionais e reivindicando a reescrita da memória cultural do país.
This article focuses on the cultural memory (Aleida and Jan Assmann) and post­-memory (Hirsch, Suleiman) of the Portuguese Colonial War in poetry and visual arts. The empirical support comprises both poems written by the generation that lived the war, directly or indirectly, in its adulthood (Manuel Alegre, Fiama Hasse Pais Brandão and José Niza), as well as artworks elaborated by the one-and-a-half and second generations: installations by Ana Vidigal and a short film by António Ferreira. The goal is to analyse the strategies applied by the artists to destroy the pillars of the Portuguese national identity, burying national myths, denouncing emotional damage and claiming the rewriting of the country’s cultural memory.
Cet article présente une étude sur la mémoire culturelle (Aleida et Jan Assmann) et la post-mémoire (Hirsch, Suleiman) de la guerre coloniale portugaise dans la poésie et les arts visuels. Le corpus comprend un ensemble de poèmes écrits par la génération qui a vécu la guerre à l’âge adulte de façon directe ou indirecte (Manuel Alegre, Fiama Hasse Pais Brandão et José Niza), ainsi que des ouvrages conçus par les générations un et demi et deuxième : des installations d’Ana Vidigal et un court-métrage d’António Ferreira. L’analyse porte sur les stratégies des artistes pour déconstruire les éléments constitutifs de l’identité nationale portugaise, en enterrant les mythes nationaux, en dénonçant les dommages émotionnels et en réclamant une réécriture de la mémoire culturelle du pays.
URI: https://hdl.handle.net/10316/43674
ISSN: 1646-5075
2182-7419
DOI: 10.4000/configuracoes.4022
10.4000/configuracoes.4022
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

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