Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/43662
Título: | Fundamentos teórico-conceituais da pesquisa em práticas sociais e processos educativos | Outros títulos: | Theoretical and conceptual foundations of the research in social practices and educatives processes | Autor: | Tafuri, Diogo Marques Gonçalves Junior, Luiz |
Palavras-chave: | Processos educativos; Práticas sociais; Pesquisa em educação; Educational processes; Social practices; Research on education | Data: | 2017 | Editora: | Universidade do Vale do Rio dos Sinos | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Educação Unisinos | Volume: | 21 | Número: | 1 | Local de edição ou do evento: | São Leopoldo | Resumo: | O presente artigo tem por objetivo contribuir para o aprofundamento da discussão teórico-conceitual realizada acerca da pesquisa em práticas sociais e processos educativos, situando-a no âmbito dos estudos acadêmicos da área da Educação. Por meio da realização de revisão bibliográfica, abarcando textos de Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel, Maurice Merleau-Ponty e Boaventura de Sousa Santos, buscamos ampliar nossa compreensão acerca de aspectos conceituais que emergem como elementos constitutivos das duas categorias analíticas centrais desta perspectiva epistemológica de pesquisa em Educação, a saber: práticas sociais e processos educativos. Para tanto, discutimos tais categorias e argumentamos a favor de tomarmos as práticas sociais vivenciadas cotidianamente pelos seres humanos enquanto práxis essencialmente intersubjetiva, geradora de processos educativos que se projetam no tempo-espaço a partir de situações gnosiológicas problematizadoras da realidade social. This article aims to contribute to the deepening of the theoretical and conceptual discussions held about the research in the social and educational processes practices, placing it in the context of academic studies of the area of Education. By conducting a literature review covering the texts of Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel, Maurice Merleau-Ponty and Boaventura de Sousa Santos we sought to expand our understanding of conceptual aspects that emerge as constituent elements of two main analytical categories of this epistemological research perspective in Education, namely: social and educational processes practices. To this end, we discuss the two categories and argue in favor of taking the daily social practices experienced by human beings as essentially inter-subjective praxis, generating educational processes that project in time-space from gnosiological problem-solving situations of social reality. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/43662 | ISSN: | 2177-6210 | DOI: | 10.4013/edu.2017.211.05 10.4013/edu.2017.211.05 |
Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fundamentos teórico-conceituais da pesquisa em práticas sociais e processos educativos.pdf | 383.53 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 10
886
Visto em 16/jul/2024
Downloads
275
Visto em 16/jul/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Este registo está protegido por Licença Creative Commons