Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/43429
Title: | Árvore, Rede e Labirinto: O Hipertexto Electrónico na Aprendizagem e no Ensino | Authors: | Portela, Manuel | Issue Date: | 2014 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Citation: | Portela, Manuel (2014). "Árvore, Rede e Labirinto: O Hipertexto Electrónico na Aprendizagem e no Ensino". Ensino do Inglês: Contributos para uma Prática Multidisciplinar. Ed. Ana R. Luís. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 191-223. | metadata.degois.publication.title: | Ensino do Inglês: Contributos para uma Prática Multidisciplinar | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | O objetivo deste artigo é refletir sobre o potencial da Internet enquanto arquivo aberto de materiais e ferramentas suscetíveis de serem incorporados em processos formais de aprendizagem. O modelo de reflexão aqui proposto usa a própria Internet como espaço de reconcetualização da natureza da aprendizagem e do ensino, sem estabelecer modelos educativos a priori como critérios de avaliação do universo hipertextual. Propõe-se explorar formas de utilização do hipertexto eletrónico que possam torná-lo mais produtivo num contexto formal de aprendizagem e de ensino, pensando a Internet como meio e como modelo de aprendizagem. Serão descritas algumas práticas e atividades que ensaiam uma compreensão mais profunda da lógica hipertextual e dos seus usos em processos cognitivos. Espera-se deste modo contribuir para uma mudança concetual no modo de encarar o hipertexto eletrónico e para uma maior integração dos recursos eletrónicos em rede no processo educativo. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/43429 | ISBN: | 978-989-26-0689-7 | DOI: | 10.14195/978-989-26-0690-3 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Vários |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MP_Arvore_Rede_Labirinto_(2014).pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
649
checked on Oct 29, 2024
Download(s) 50
535
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License