Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/43429
Título: | Árvore, Rede e Labirinto: O Hipertexto Electrónico na Aprendizagem e no Ensino | Autor: | Portela, Manuel | Data: | 2014 | Editora: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Citação: | Portela, Manuel (2014). "Árvore, Rede e Labirinto: O Hipertexto Electrónico na Aprendizagem e no Ensino". Ensino do Inglês: Contributos para uma Prática Multidisciplinar. Ed. Ana R. Luís. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 191-223. | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Ensino do Inglês: Contributos para uma Prática Multidisciplinar | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O objetivo deste artigo é refletir sobre o potencial da Internet enquanto arquivo aberto de materiais e ferramentas suscetíveis de serem incorporados em processos formais de aprendizagem. O modelo de reflexão aqui proposto usa a própria Internet como espaço de reconcetualização da natureza da aprendizagem e do ensino, sem estabelecer modelos educativos a priori como critérios de avaliação do universo hipertextual. Propõe-se explorar formas de utilização do hipertexto eletrónico que possam torná-lo mais produtivo num contexto formal de aprendizagem e de ensino, pensando a Internet como meio e como modelo de aprendizagem. Serão descritas algumas práticas e atividades que ensaiam uma compreensão mais profunda da lógica hipertextual e dos seus usos em processos cognitivos. Espera-se deste modo contribuir para uma mudança concetual no modo de encarar o hipertexto eletrónico e para uma maior integração dos recursos eletrónicos em rede no processo educativo. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/43429 | ISBN: | 978-989-26-0689-7 | DOI: | 10.14195/978-989-26-0690-3 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Vários |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MP_Arvore_Rede_Labirinto_(2014).pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
594
Visto em 23/abr/2024
Downloads 50
499
Visto em 23/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Este registo está protegido por Licença Creative Commons