Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/43429
Título: Árvore, Rede e Labirinto: O Hipertexto Electrónico na Aprendizagem e no Ensino
Autor: Portela, Manuel 
Data: 2014
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Citação: Portela, Manuel (2014). "Árvore, Rede e Labirinto: O Hipertexto Electrónico na Aprendizagem e no Ensino". Ensino do Inglês: Contributos para uma Prática Multidisciplinar. Ed. Ana R. Luís. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 191-223.
Título da revista, periódico, livro ou evento: Ensino do Inglês: Contributos para uma Prática Multidisciplinar
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre o potencial da Internet enquanto arquivo aberto de materiais e ferramentas suscetíveis de serem incorporados em processos formais de aprendizagem. O modelo de reflexão aqui proposto usa a própria Internet como espaço de reconcetualização da natureza da aprendizagem e do ensino, sem estabelecer modelos educativos a priori como critérios de avaliação do universo hipertextual. Propõe-se explorar formas de utilização do hipertexto eletrónico que possam torná-lo mais produtivo num contexto formal de aprendizagem e de ensino, pensando a Internet como meio e como modelo de aprendizagem. Serão descritas algumas práticas e atividades que ensaiam uma compreensão mais profunda da lógica hipertextual e dos seus usos em processos cognitivos. Espera-se deste modo contribuir para uma mudança concetual no modo de encarar o hipertexto eletrónico e para uma maior integração dos recursos eletrónicos em rede no processo educativo.
URI: https://hdl.handle.net/10316/43429
ISBN: 978-989-26-0689-7
DOI: 10.14195/978-989-26-0690-3
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Vários

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