Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/42636
Title: A institucionalização do silêncio: a escravatura nos manuais de história portugueses
Authors: Araújo, Marta 
Rodríguez Maeso, Silvia 
Issue Date: 2011
Publisher: SNESup
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/64626/PT 
Serial title, monograph or event: Ensino Superior: Revista do SNESup
Issue: 39
Place of publication or event: Lisboa
Abstract: Este artigo pretende explorar como se constitui, através do sistema educativo, e particularmente dos manuais escolares de história, a institucionalização do silêncio em torno da escravatura. Tal silêncio consiste não tanto no apagamento deste processo para a construção da (ideia de) Europa, mas no esvaziamento da sua relevância política (Trouillout, 1995) e da governamentalidade racista a que esteve associado. Esta abordagem da escravatura insere-se numa tendência mais ampla de naturalização das relações de poder e violência, que tem vindo a caracterizar os discursos políticos e também académicos em Portugal sobre processos históricos fundamentais e profundamente interligados: cristianização e (pós)colonialismo. No que concerne especificamente à escravatura, a sua trivialização é produzida através de várias fórmulas narrativas, designadamente: a despolitização da narrativa; a (in)visibilização de ‘raça' e racismo e o ‘triunfo' do humanismo igualitarista. As reflexões que aqui apresentamos têm sido produzidas no âmbito de um projeto de investigação com o objetivo de explorar a construção do eurocentrismo nos manuais escolares do 3º Ciclo do Ensino Básico, incidindo no quadro ideológico que naturaliza a ausência da História de África e a (in)visibilidade da questão racial e do racismo na história nacional/europeia em Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/10316/42636
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Vários

Files in This Item:
File Description SizeFormat
A Institucionalização do Silêncio_A escravatura nos manuais de história.pdf149 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

194
checked on Nov 13, 2019

Download(s)

70
checked on Nov 13, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.