Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/42636
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Marta | - |
dc.contributor.author | Rodríguez Maeso, Silvia | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-16T10:11:54Z | - |
dc.date.available | 2017-08-16T10:11:54Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/42636 | - |
dc.description.abstract | Este artigo pretende explorar como se constitui, através do sistema educativo, e particularmente dos manuais escolares de história, a institucionalização do silêncio em torno da escravatura. Tal silêncio consiste não tanto no apagamento deste processo para a construção da (ideia de) Europa, mas no esvaziamento da sua relevância política (Trouillout, 1995) e da governamentalidade racista a que esteve associado. Esta abordagem da escravatura insere-se numa tendência mais ampla de naturalização das relações de poder e violência, que tem vindo a caracterizar os discursos políticos e também académicos em Portugal sobre processos históricos fundamentais e profundamente interligados: cristianização e (pós)colonialismo. No que concerne especificamente à escravatura, a sua trivialização é produzida através de várias fórmulas narrativas, designadamente: a despolitização da narrativa; a (in)visibilização de ‘raça' e racismo e o ‘triunfo' do humanismo igualitarista. As reflexões que aqui apresentamos têm sido produzidas no âmbito de um projeto de investigação com o objetivo de explorar a construção do eurocentrismo nos manuais escolares do 3º Ciclo do Ensino Básico, incidindo no quadro ideológico que naturaliza a ausência da História de África e a (in)visibilidade da questão racial e do racismo na história nacional/europeia em Portugal. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | SNESup | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/64626/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | A institucionalização do silêncio: a escravatura nos manuais de história portugueses | por |
dc.type | other | por |
degois.publication.issue | 39 | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Ensino Superior: Revista do SNESup | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.snesup.pt/cgi-bin/getinfos.pl?EFpkZAkVZVvCZvxFBu | por |
dc.peerreviewed | no | por |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_1843 | - |
item.openairetype | other | - |
item.cerifentitytype | Products | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.author.researchunit | CES – Centre for Social Studies | - |
crisitem.author.researchunit | CES – Centre for Social Studies | - |
crisitem.author.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.author.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-2449-0011 | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0003-2607-5206 | - |
Appears in Collections: | I&D CES - Vários |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A Institucionalização do Silêncio_A escravatura nos manuais de história.pdf | 149 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.