Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42636
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dc.contributor.authorAraújo, Marta-
dc.contributor.authorRodríguez Maeso, Silvia-
dc.date.accessioned2017-08-16T10:11:54Z-
dc.date.available2017-08-16T10:11:54Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/42636-
dc.description.abstractEste artigo pretende explorar como se constitui, através do sistema educativo, e particularmente dos manuais escolares de história, a institucionalização do silêncio em torno da escravatura. Tal silêncio consiste não tanto no apagamento deste processo para a construção da (ideia de) Europa, mas no esvaziamento da sua relevância política (Trouillout, 1995) e da governamentalidade racista a que esteve associado. Esta abordagem da escravatura insere-se numa tendência mais ampla de naturalização das relações de poder e violência, que tem vindo a caracterizar os discursos políticos e também académicos em Portugal sobre processos históricos fundamentais e profundamente interligados: cristianização e (pós)colonialismo. No que concerne especificamente à escravatura, a sua trivialização é produzida através de várias fórmulas narrativas, designadamente: a despolitização da narrativa; a (in)visibilização de ‘raça' e racismo e o ‘triunfo' do humanismo igualitarista. As reflexões que aqui apresentamos têm sido produzidas no âmbito de um projeto de investigação com o objetivo de explorar a construção do eurocentrismo nos manuais escolares do 3º Ciclo do Ensino Básico, incidindo no quadro ideológico que naturaliza a ausência da História de África e a (in)visibilidade da questão racial e do racismo na história nacional/europeia em Portugal.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherSNESuppor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/64626/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleA institucionalização do silêncio: a escravatura nos manuais de história portuguesespor
dc.typeotherpor
degois.publication.issue39por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleEnsino Superior: Revista do SNESuppor
dc.relation.publisherversionhttp://www.snesup.pt/cgi-bin/getinfos.pl?EFpkZAkVZVvCZvxFBupor
dc.peerreviewednopor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_1843-
item.openairetypeother-
item.cerifentitytypeProducts-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-2449-0011-
crisitem.author.orcid0000-0003-2607-5206-
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