Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42482
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma 10º C no ano letivo de 2015/2016 : caracterização da motivação dos alunos federados e ex federados nas aulas de educação física do 9º ano de escolaridade
Authors: Cristovão, Ana Luísa dos Santos 
Orientador: Nobre, Paulo
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Alunos Federados; Reflexão.; Aprendizagem; Physical Education; Teacher Training; Federated students; Reflection; Learning
Issue Date: 2016
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente documento constitui o Relatório Final de Estágio Pedagógico reproduzindo as aprendizagens conseguidas e as práticas realizadas no decurso da atividade como professora estagiária, na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, durante o presente ano letivo. O relatório refere-se ao 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, organizando-se em cinco secções, nomeadamente contextualização da prática desenvolvida; Análise da Prática Pedagógica; Realização/ Intervenção Pedagógica; Avaliação; Aprofundamento do tema problema. Com este relatório procuramos explicitar todo o conhecimento e aprendizagens adquiridas, ao longo de um ano de prática pedagógica supervisionada, assumindo esta etapa como fundamental, com as práticas realizadas assumindo que esta etapa é fundamental para a formação de um professor. O relatório inclui uma abordagem e investigação sobre o tema “Motivação dos alunos federados/ Ex federados na Educação Física em alunos do 9º ano”. Os resultados apontam para que é provável que os alunos federados estejam mais motivados na aula de educação física, e que os mesmos gostem de ajudar os colegas.
This repor tis about pedagogical learning as a trainee teacher at Escola Secundária Quinta das Flores during the current school year. The report refers to the 2nd year of the Masters in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education, in the School of Sport Science and Physical Education, University of Coimbra and is organized in five sections i) Context of practice, ii) Analysis of Teaching Practice, iii) Pedagogical Intervention, iv) Evaluation and v) School-based theme research. The aim of this report is to reveal all knowledge and learning achieved in whitin a year of shool supervised practice, a fundamental experience for teacher training. A school-based research was developped about the theme of motivation of federate student in PE classes,which aims to understand the motivation of the students/ former students in Physical Education until the 9th year of school. Data revealed that federated students might be more motivated in the classes, and that they might be more willing to help their colleagues.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/42482
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
capa Luísa.pdf66.56 kBAdobe PDFView/Open
Mestre.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

217
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

114
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.