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Título: Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa
Outros títulos: Academic optimism: empirical assessment of the construct in a Portuguese sample
Autor: Neves, Paula C. 
Paixão, Rui 
Palavras-chave: Otimismo académico; Escolas; Confiança; Ênfase académica; Eficácia coletiva; Academic optimism; Schools; Trust; Academic emphasis; Collective efficacy
Data: 2016
Editora: Universidade Federal do Paraná
Título da revista, periódico, livro ou evento: Educar em Revista
Número: 60
Local de edição ou do evento: Curitiba
Resumo: Vários estudos nos Estados Unidos e em Taiwan têm confirmado a existência de uma propriedade coletiva das escolas designada como otimismo académico, constituída pela interação dinâmica de três outras dimensões (eficácia colética, confiança nos pais e alunos e ênfase académica). O objetivo deste trabalho é verificar se, em escolas de um contexto cultural diferente, o otimismo académico pode também ser considerado como um construto único, que se manifesta através da perceção da eficácia coletiva dos docentes, da confiança do seu corpo docente nos estudantes e nos pais e da ênfase académica. A amostra deste estudo é constituída por 382 professores de 35 escolas portuguesas. Os índices fornecidos pela análise fatorial confirmatória (X2 = 100.9 gl = 5; GFI =.958; CFI=.964; RMSEA=.051) suportam a adequação do modelo aos dados e permitem concluir que, também no contexto europeu, o otimismo académico pode ser visto como uma propriedade coletiva das escolas subjacente a três outras propriedades: eficácia coletiva, confiança nos pais e alunos e ênfase académica.
Recent research in the United States and Taiwan has confirmed the existence of a school-level characteristic named academic optimism that includes cognitive, affective and behavioral facets of collective efficacy, faculty trust, and academic emphasis. The aim of this study is to examine this construct and test if, in a different cultural context, academic optimism can also be considered a school characteristic which emerges from the perception of the teachers' collective efficacy on the confidence of their educational body in the students and in the parents as well as of academic emphasis. The sample includes 382 teachers from 35 Portuguese schools. The indices provided by confirmatory factor analysis (X2 = 100.9 df = 5; GFI = .958, CFI = .964; RMSEA = .051) support the data model adequacy and allow us to conclude that, as in the USA and Taiwan, academic optimism in a European context, can be understood as a collective school propriety resulting from a dynamic interaction between collective efficacy, faculty trust, and academic emphasis.
URI: https://hdl.handle.net/10316/41841
ISSN: 0104-4060
1984-0411
DOI: 10.1590/0104-4060.45623
10.1590/0104-4060.45623
Direitos: openAccess
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