Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/41565
Título: Programa de educação parental “Em Equilíbrio”: estudo crítico-reflexivo
Outros títulos: Parent education program “Em Equilíbrio”: critical-reflexive study
Autor: Craveiro, Nuno 
Relvas, Ana Paula 
Palavras-chave: Educação parental; Família; Parentalidade; Prevenção; Parental education; Family; Parenting; Prevention
Data: 2016
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Título da revista, periódico, livro ou evento: Psychologica
Volume: 1
Número: 59
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente estudo apresenta uma reflexão crítica sobre o programa de educação parental “Em Equilíbrio”, implementado numa rede interinstitucional, numa lógica de intervenção seletiva, tendo como objetivo geral a promoção do desenvolvimento de competências parentais. Os resultados alcançados apontam para o impacto do programa em fatores-chave da parentalidade e dinâmica familiar, relacionados com a prevenção do comportamento antissocial e dos maus tratos infantis. O estudo conclui que existe um bom ajustamento entre os objetivos do programa e a sua metodologia de implementação. A sua principal mais-valia é a dinamização e envolvimento da rede formal das famílias e os aspetos a melhorar são a objetividade da seleção dos participantes, disponibilidade de supervisão, a centralidade interventiva e o modelo de avaliação.
This study presents a critical reflection on the parents’ education program “Em Equilíbrio”, implemented within an inter institutional network, following a logic of selective intervention, with the overall aim of promoting the development of parenting skills. The results obtained point to the program´s impact on key factors of parenting and family dynamics related to the prevention of antisocial behavior and child abuse. The study concludes that there is a good fit between the goals of the program and its implementation methodology. Its main asset is the promotion and involvement of the family’s formal network and the aspects to improve are the objectivity of the participants’ selection process, availability of supervision, centrality of intervention and the evaluation model.
URI: https://hdl.handle.net/10316/41565
ISSN: 0871-4657
1647-8606
DOI: 10.14195/1647-8606_59-1_4
10.14195/1647-8606_59-1_4
Direitos: openAccess
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