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https://hdl.handle.net/10316/40591
Title: | Viabilidade técnica e económica da reutilização de baterias de veículos elétricos integradas com sistemas fotovoltaicos no sector residencial | Authors: | Assunção, André Rafael Santos | Orientador: | Moura, Pedro Manuel Soares | Keywords: | Fotovoltaico; Armazenamento de Energia; Baterias de Iões de Lítio; Veículos Elétricos; Tarifário Net-Billing; Trocas de energia com a rede; Autoconsumo | Issue Date: | 18-Feb-2016 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | As energias renováveis apresentam-se como o futuro energético Mundial, nomeadamente a energia fotovoltaica, que com o seu contínuo crescimento e a sua versatilidade, merece especial destaque. Portugal, sendo um país com condições climatéricas ideias para a implementação deste tipo de sistemas, tem uma crescente utilização desta tecnologia, nomeadamente em edifícios. Contudo, a adoção do tarifário net-billing veio fomentar o autoconsumo e penalizar a injeção de energia na rede. Torna-se então necessário dispor de soluções para adaptar os níveis de geração ao consumo, evitando injeções de energia na rede. Assim, acompanhando o contínuo crescimento das energias renováveis está a adoção de soluções de armazenamento de energia, recorrendo principalmente a baterias de iões de lítio, nomeadamente em veículos elétricos e em soluções residenciais/industriais. A forte ligação entre a autonomia e os veículos elétricos torna as baterias obsoletas para este tipo de aplicações após alguns anos. No entanto, estas ainda podem ser introduzidas noutras aplicações devido à sua capacidade restante, nomeadamente como sistemas de armazenamento para residências com um sistema de produção fotovoltaico. Nesta dissertação é avaliada a viabilidade, quer do ponto de vista técnico quer económico, da reutilização em edifícios residenciais de baterias retiradas de diversos veículos elétricos, sendo analisado o seu custo, a sua capacidade restante e por fim a sua vida útil para segundas aplicações, recorrendo à implementação de um modelo de degradação em Matlab-Simulink®. Posteriormente, foram analisadas as trocas de energia de uma habitação média Portuguesa, que disponha de produção fotovoltaica suficiente para assegurar o seu consumo médio, com a rede, com e sem sistema de armazenamento. Foram também analisadas as diferentes opções de sistema de armazenamento, permitindo assim perceber qual das tecnologias analisadas, melhor se adapta ao cenário Português. | Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/40591 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Mestrado |
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Viabilidade tecnica e economica da reutilizacao de baterias de veiculos eletricos integradas com sistemas.pdf | 3.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
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