Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/39066
Title: | Aplicação do Lean Seis Sigma ao Sector do Turismo - O Caso da Indústria Hoteleira Portuguesa | Authors: | Rocha, Silvia Carvalho dos Santos | Orientador: | Reis, Marco Paulo Seabra dos | Keywords: | Turismo; Indústria hoteleira; Melhoria de processos; Qualidade do serviço,; Satisfação dos clientes; Lean Seis Sigma; Tourism; Hospitality industry; Process improvement; Quality of service; Customer satisfaction; Lean Six Sigma | Issue Date: | 18-Sep-2014 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Com um ambiente cada vez mais competitivo na actual conjuntura económica,
factores como a eficiência, a qualidade de produtos, processos e serviços, assim como a
satisfação dos clientes, são cada vez mais determinantes para o sucesso de qualquer
Organização. Atingir este objectivo exige a utilização de metodologias de gestão da
Qualidade e da sua melhoria contínua, que permitem melhorar o desempenho dos
processos e os níveis de satisfação dos clientes.
Para atingir estas melhorias e vantagens competitivas, iniciativas de Qualidade
como o Lean e o Seis Sigma têm revelado ser importantes estratégias de negócio em
muitas indústrias em todo o mundo. No entanto, apesar da sua aplicabilidade ser
praticamente transversal a todos os sectores da economia, estas metodologias ainda não
despertaram, tanto quanto se sabe, o interesse do sector do Turismo em Portugal.
No sentido de colmatar esta lacuna, este trabalho procura avaliar a
oportunidade de implementar estas metodologias de Qualidade no sector do Turismo, mais
concretamente na Hotelaria Portuguesa.
Foi feito um levantamento das práticas correntes de implementação de sistemas
de Qualidade na Hotelaria Portuguesa. Adicionalmente, foi ainda implementada a
iniciativa Lean Seis Sigma a um Estabelecimento Hoteleiro Nacional, recorrendo à
metodologia do Seis Sigma para a resolução de problemas - DMAIC (Define, Measure,
Analyse, Improve e Control), tendo sido realizadas as primeiras três etapas e elencadas
propostas de melhorias a implementar na fase seguinte.
Esta dissertação permitiu analisar a pertinência de implementação do Lean Seis
Sigma na Hotelaria Portuguesa, bem como avançar com a sua aplicação a um caso prático With the increasingly competitiveness in the current economic world, factors such as efficiency, quality of products, processes and services, as well as customer satisfaction, are more and more crucial for the success of any organization. This goal requires the use of methodologies of quality management and continuous improvement, which improve the performance of processes and the customer satisfaction levels. To achieve these improvements and competitive advantages, Quality initiatives like Lean and Six Sigma have been shown to be important business strategies in many industries worldwide. However, despite its applicability almost over all sectors of economy, these methods do not focus yet, at the best of our knowledge, the interest of the Tourism sector in Portugal. In order to fill this gap, this study evaluates the opportunity to implement these Quality methodologies in the Tourism sector, namely in Portuguese Hospitality. A survey of current practices of implementing Quality systems in Portuguese Hospitality was carried out. Additionally, the Lean Six Sigma initiative was implemented in a National Hospitality Establishment, using the Six Sigma methodology for problem solving - DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve and Control). The first three steps were implemented and proposals for improvements were listed to implement the next stage. This thesis shows the relevance of implementing Lean Six Sigma in Portuguese Hospitality, as well as its application to a case study. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/39066 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Aplicacao do Lean Seis Sigma ao Sector do Turismo.pdf | 2.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
393
checked on Oct 8, 2024
Download(s) 50
1,131
checked on Oct 8, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.