Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38994
Title: Pressão de impacto em sprays multijato aplicados a chuveiros
Other Titles: Impact pressure in multi-spray sprays applied to showers
Authors: Cardoso, André Cesário Albuquerque 
Orientador: Panão, Miguel Rosa Oliveira
Keywords: Pressão de impacto; Spray multijato; Chuveiro; Conforto; Experiência de um chuveiro
Issue Date: 24-Sep-2015
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O conforto sentido pela pressão de impacto da água no corpo humano durante o duche é um dos fatores que caracteriza o desempenho de um chuveiro. Neste estudo, o conceito de pressão de impacto entre o spray de gotas do atomizador multijato e o corpo do ser humano é analisado, de modo a aferir se este é uma boa opção em relação ao uso dos chuveiros convencionais, em termos do efeito da pressão de impacto sobre o conforto e do ponto de vista da redução do consumo de água. Neste sentido, construiu-se uma instalação experimental que permite es- tudar o efeito da pressão de impacto exercida por um atomizador multijato com a distância. As experiências realizadas evidenciam que a pressão de impacto varia com o caudal volúmico e com a distância a que o atomizador se encontra do corpo humano, conferindo uma boa sensação de conforto, de acordo com os padrões que se encontram na literatura. A análise baseada na pressão de impacto do spray multijato indica que a poupança de água prevista com o uso desta estratégia não compromete o conforto. Nomeadamente, a pressão de impacto diminui com a distância, embora não atinja valores inferiores ao mínimo exigido para o conforto da experiência de duche.
The comfort felt by the impact pressure of the water on the human body during the shower is one of the factors that characterizes the perfor- mence of a showerhead. In this dissertation, the main goal is to study the impact pressure between the spray produced by multijet atomization and the human body. It is analysed in this way to assess if this atomizer is a good option relatively to conventional showerheads, in terms of the effect of impact pressure on comfort, and from the point of view of reducing water consumption. In this sense, an experimental instalation has been built that allows to study the effect of impact pressure exherted by the atomizer with the distance of impact. The experiments performed evidence that the impact pressure varies with the flow rate and with the distance between the ato- mizer and the human body, allowing a good sensation of comfort. The analisys based on the impact pressure of the multijet sprat indicates that the reduction in the amount of water used does not compromise com- fort. Namely, the impact pressure decreases with the distance, but does not attains values below the minimum required for a confortable shower experience.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/38994
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

296
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

153
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.