Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38989
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dc.contributor.advisorLopes, António Manuel Gameiro-
dc.contributor.advisorMoraes, Marcelo Romero de-
dc.contributor.authorJeanmonod, Pedro Julien Fernandes da Silva-
dc.date.accessioned2017-03-28T15:05:02Z-
dc.date.available2017-03-28T15:05:02Z-
dc.date.issued2015-07-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/38989-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractA previsão numérica do vento em torno de topografias complexas, continua a ser um grande desafio nos dias de hoje. Existe uma grande necessidade de compreender o seu comportamento para diversos fins e até mesmo para o estudo de possíveis impactos que possam ser causados pela própria natureza, tais como as tempestades. Sabe-se que o principal objetivo da simulação numérica é obter resultados próximos da realidade e que nos últimos anos, com os grandes avanços da tecnologia, esta ferramenta passou a ter uma grande fiabilidade na resolução de problemas em diversas áreas. Daí que se espera que os resultados que foram obtidos tenham uma boa margem de veracidade para o possível comportamento do vento em diferentes cenários. Com o presente trabalho foi possível concluir que o comportamento do vento em diversos locais é fortemente influenciado pelas topografias que caracterizam esses locais. Dependendo do tipo de topografia do terreno em estudo, os resultados obtidos através das simulações podem ter uma convergência clara (produzindo resultados de fácil e rápida interpretação), ou ter uma convergência mais difícil (produzindo resultados mais complexos e de difícil compreensão). Constatou-se também que determinados parâmetros de simulação e condições de fronteira, podem introduzir alterações significativas nos resultados obtidos através das simulações, podendo estes alterar completamente a maneira de como o escoamento incidente interage com as diferentes topografias.pt
dc.description.abstractPredict the wind behaviour around complex topographies, remains a great challenge in nowadays. There is a great need to understand his behaviour for different purposes, and even for the study of possible impacts that can be caused by nature. It is known that the main goal of numerical simulation is to obtain results close to the reality and that in the last years, with the technology advances, this tool has now a great reliability in the resolution of problems in several areas. So it is expected that the obtained results have a good truthfulness margin for the possible wind behaviour in this different scenarios. With the present work it was possible to conclude that the wind behaviour in several places is strongly influenced by the topographies of these places. Depending on the topography that characterizes the terrain in study, the results obtain through the simulations can have a clear convergence, (producing results of easy and quick understanding) or have a difficult convergence (producing more complex results of difficult understanding). It was also found that certain simulation parameters and boundary conditions, can introduce significant changes in the results obtained through the simulations, and that might change the way that the flow interacts with the different topographies.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectVentopt
dc.subjectTopografiapt
dc.subjectParâmetrospt
dc.subjectSimulaçãopt
dc.subjectCondições de Fronteirapt
dc.subjectWindpt
dc.subjectTopographypt
dc.subjectSimulationspt
dc.subjectParameterspt
dc.subjectBoundary Conditionspt
dc.titlePrevisão numérica do vento em torno de topografia complexa - dependência de parâmetros de simulação e comparação de resultados experimentaispt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2015-07-24*
dc.identifier.tid201665140pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Mecânicapt
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitLAETA - Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6852-5394-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
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