Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38911
Title: Implementação de processos de melhoria contínua na Caixasuper.
Other Titles: Implementation of continuous improvement processes in Caixasuper.
Authors: Goncalves, João Ricardo Gomes 
Orientador: Silva, Cristóvão
Keywords: Comércio; Venda a retalho; Proximidade; Melhoria Contínua; Rentabilidade; Eficiência; Trade; Retail; Proximity; Continuous Improvement; Profitability; Efficiency
Issue Date: 29-Jul-2014
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Num mundo em constante mudança, uma ideologia de pensamento válida hoje, amanhã deixa-o de ser, o comércio tem de se adaptar às novas tendências e evoluir com elas. Tudo isto em conjunto com a crise económica atual, faz com que o comércio de venda a retalho entre numa tendência de proximidade para com os clientes. Recentemente, surgiram as lojas de proximidade, nomeadamente, em sistema de franquias. A competitividade neste mercado é algo notório para o consumidor comum, pois este dispõe de variadas opções e oportunidades para a realização das suas compras. E neste mercado competitivo, todas as melhorias possíveis, podem tornar-se em vantagens competitivas para as empresas que as aplicam. Esta Dissertação deriva do fato de a empresa (Caixasuper) pretender perceber e melhorar a sua gestão de forma a aumentar a sua rentabilidade e eficiência. Deste modo, foram cinco as componentes analisadas nas quais foram identificados diversos problemas e são propostas soluções para a sua resolução. Sendo esta uma Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial, foram utilizadas ferramentas leccionadas durante o curso, como o cálculo de previsões (que permite ter uma noção do que o futuro próximo pode reservar) e a ferramenta de simulação (que facilitou na redução do quadro de trabalhadores da empresa, permitindo assim, diminuir despesas salarias e melhorar a sua eficiência). Para concluir, o objetivo de melhoria contínua foi atingido já que se conseguiu: diminuir o quadro de trabalhadores da empresa, ter uma estratégia de marketing mais focalizada no cliente, conseguir planear e realizar encomendas com maior confiança e diminuir as quebras e prejuízos. E assim, pode-se melhorar, em todos os níveis, o serviço prestado aos clientes, aumentando quer a rentabilidade quer a eficiência.
In a changing world, an ideology is valid today, tomorrow let it be, the trade has to adapt to new trends and evolve with them. All this together with the current economic crisis, makes the retail trade in trend between proximity to customers. Stores nearby, particularly in franchising recently emerged. The competitiveness in this market is something notorious for the average consumer, as it offers various options and opportunities for the realization of their purchases. And in this competitive market, every possible of improvement can become competitive advantages for companies that apply them. This Thesis derives from the fact that the company (Caixasuper) wants to understand and improve their management in order to increase their profitability and efficiency. Thus, there were five components analyzed in which were identified several problems and were proposed solutions for their resolution. Since this is a Thesis for the degree of Master of Industrial Engineering and Management, taught tools were used during the course, as the calculation of forecasts (which gives an idea of what the near future holds) and the simulation tool (which facilitated the reduction of the number of employees in the company, thus allowing reduce expenses and improve efficiency). To conclude, the goal of continuous improvement has been achieved by: decreasing the box the company's employees, have a marketing strategy focused for the client, achieve plan and carry out orders with greater confidence and reduce breakage and damage. And so, can improve on all levels, the service provided to customers, by increasing either the profitability or efficiency.
Description: Relatório de estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/38911
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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