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Title: Estudo da eficiência do modelo de recolha de resíduos urbanos indiferenciados no concelho de Penacova
Authors: Marques, Joana Isabel Pereira 
Orientador: Góis, José Carlos Miranda
Vaz, João Miguel Correia Gonçalves
Keywords: Resíduos Sólidos Urbanos; Gestão de resíduos; Recolha e transporte; Indicadores de desempenho; Desenvolvimento Sustentável; Municipal Solid Waste; Waste management; Collection and transportation; Key performance indicators; Sustainable development
Issue Date: 18-Sep-2015
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O sistema de recolha e transporte de resíduos urbanos constitui um desafio para a gestão dos serviços de Limpeza e Resíduos dos municípios, atualmente supervisionados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, que impõe a conciliação do controlo de custos com exigências ao nível da qualidade ambiental. Este trabalho analisa a gestão dos resíduos urbanos indiferenciados no município de Penacova, localizado na região centro de Portugal. Na primeira parte faz-se o levantamento de dados sobre: i) quantidade recolhida de resíduos e entregue na estação de tratamento mecânico e biológico de Vil de Matos, a norte de Coimbra e ii) custos com a gestão do serviço de recolha e transporte. Na segunda parte faz-se o tratamento de dados para a obtenção de indicadores capazes de avaliar o desempenho do sistema de recolha e transporte, nomeadamente: quilómetros por tonelada de resíduos recolhidos, litros de combustível por tonelada de resíduos recolhidos, capacidade de deposição disponível por habitante, número de contentores por alojamento, capitação de resíduos e dos custos, custo por tonelada de resíduos recolhidos. Ao mesmo tempo é feita a comparação dos indicadores obtidos com os de outros municípios da região. Na terceira parte é apresentada uma proposta de recolha porta a porta, parcial ou total e feita uma análise técnica e económica na perspetiva da sua implementação a curto prazo. Deste estudo, concluiu-se que o atual modelo de recolha e transporte de resíduos urbanos indiferenciados do município de Penacova tem margem para ser melhorado. As propostas apresentadas melhoram significativamente o serviço em termos de poupanças económicas com o gasto em combustível. A metodologia adotada neste estudo pode servir como guia para ajudar outros municípios a analisar e a melhorar a eficiência de recolha para que possam atingir as metas estabelecidas pelo PERSU 2020.
The collection and transportation of municipal solid waste is a challenge for the municipal waste management, presently supervised by the National Regulatory Authority for Water and Waste Services, which request the compromise between costs control and environmental quality. This paper analyses the unsorted municipal solid waste management of Penacova’s district, located in the centre of Portugal. Firstly, it is conducted a data survey on: i) amount of waste collected and delivered to the mechanical and biological treatment plant located at Vil de Matos, in the north of Coimbra and ii) costs of the waste collection and transportation. Secondly the database is organised in indicators able to assess the performance of waste collection and transportation service, comprising: kilometres per tonne collected, litres of fuel per tonne collected, waste storage capacity per capita, number of bins for the number of apartments, waste production and cost management per capita, cost per tonne collected. Furthermore these indicators are compared to others from close municipalities. Finally a global and partial door to door collection and transport service are presented and a technical and economic analysis are provided pursuing a future implementation. This study reveals that the current model for collecting and transportation of unsorted municipal wastes in Penacova has a moderate range for improvement. The proposals presented allow to reduce the costs with fuel. The methodology adopted in this study could be a guide to be used by other municipalities to analyse and improve the efficiency of collection and transportation in order to achieve the goals set by PERSU 2020.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/38785
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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