Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38678
Title: Simulação numérica do comportamento de um aterro construído sobre solos moles do "Baixo Mondego"
Authors: Martins, Ana Rita Fernandes 
Orientador: Correia, António Alberto Santos
Oliveira, Paulo José Venda
Keywords: Elementos Finitos; Cons2D; aterro; modelação numérica; Quinta da Foja; análise paramétrica
Issue Date: 22-Jul-2015
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Na presente dissertação pretende-se, recorrendo à modelação numérica no programa de elementos finitos Cons2D, simular o comportamento de um aterro rodoviário situado na Quinta da Foja, no âmbito da construção da autoestrada A14 que faz a ligação Coimbra-Figueira da Foz. Inicialmente, faz-se um enquadramento teórico que engloba não só conceitos fundamentais à interpretação das leis constitutivas usadas, mas também noções importantes para a estimativa dos parâmetros do solo. Numa segunda parte do estudo, simula-se numericamente um ensaio triaxial não drenado de amostras do solo mole do Baixo Mondego comparando-se com os resultados obtidos em ensaios laboratoriais por forma a validar o modelo utilizado. Por último, a modelação do aterro visa a comparação com os resultados obtidos da instrumentação de campo e posterior análise paramétrica, a qual tem por objetivo a previsão da sensibilidade do modelo a diferentes parâmetros (profundidade da malha de elementos finitos, tipo de modelo constitutivo, permeabilidade, faseamento construtivo). Como principais conclusões, depreende-se que de um modo geral as previsões numéricas efetuam boas correlações com os resultados in-situ, no que diz respeito aos assentamentos no eixo do aterro. No entanto, o mesmo não acontece quando se trata dos assentamentos na extremidade do aterro e os deslocamentos horizontais, os quais apresentam diferenças notórias, possivelmente devido à construção de uma banqueta ou à deposição de terras na lateral do aterro.
The present dissertation intends to simulate the behavior of a road embankment located at Quinta da Foja, within the context of the construction of A14 Highway connecting Coimbra-Figueira da Foz, using the numerical modeling of the finite elements Cons2D software. Initially, a theoretical framework is developed, that includes not only fundamental concepts to the interpretation of constitutive laws used, but also important data for the estimation of the soil parameters. In the second part of this document, an undrained triaxial test containing Baixo Mondego soft soil samples is numerically simulated and then compared with the laboratory tests results in order to validate the model used. Finally, the embankment modeling aims the comparison with the results obtained of field instrumentation and subsequent parametric analysis, which has the main goal of predicting the models sensitivity to different parameters (depth of the finite element mesh, type of constitutive model, permeability, constructive phasing). As main conclusions, it appears that the numerical predictions, in general, perform good correlations with the in situ results, as regards to the settlements in the embankment axis. However, the same does not occur when it comes to the settlements at the end of the embankment and horizontal displacements, which have notorious differences, probably due to a banquette construction or land deposition on the side of the landfill.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/38678
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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