Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38628
Title: Reparação de fissuras em ponte: Contributo experimental
Authors: Duarte, Rita Margarida Marques 
Orientador: Silva, José António Raimundo Mendes da
Torres, Maria Isabel Morais
Keywords: Reabilitação; Fissuras; Reabilitação em ponte; Banda de argamassa; Argamassa; Rehabilitation; Cracks; Cracking repair with dessolidarisation layer technique; Bandwidth mortar; Mortar
Issue Date: 17-Sep-2013
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Numa época em que o tema da reabilitação de edifícios é tão discutido deparamo-nos com questões mais amplas por resolver, como a reparação de fissuras. Actualmente já não parece pertinente discutir a opção da reabilitação mas sim qual a técnica que melhor se adequa a cada situação. Como ter a certeza da sua eficácia se não existe documentação legal nem estudos que comprovem a adequabilidade dessa mesma técnica? Para colmatar esta falta de informação foram desenvolvidas duas teses com o objectivo de estudar a influência de vários parâmetros envolvidos na reabilitação de fissuras em paredes de alvenaria utilizando a técnica da reabilitação em “ponte”. Estas teses tiveram por base um número limitado de provetes e uma limitação em relação aos materiais utilizados. Mesmo assim conseguiram-se resultados concretos, chegando a conclusões bem definidas. As quais apontam para uma utilização de uma banda de dessolidarização com largura variável entre os 3 e os 5 cm e a largura da banda de argamassa a variar entre os 10 e os 15 cm. Na sequência do trabalho desenvolvido pelos colegas surge esta tese que tem como principais objectivos explicar melhor o fenómeno da fissuração, ou seja, explicar o que acontece quando surgem fissuras, as tensões envolvidas em todo o processo e qual a sua interligação; clarificar os resultados obtidos nas teses anteriores com a realização de novos provetes modificando os materiais, ou mesmo aumentando o número de provetes ensaiados; e identificar novos parâmetros intervenientes na reabilitação em “ponte” e estudo do que se considerar mais adequado. As conclusões deste estudo aliadas às já existentes poderão contribuir para um melhor esclarecimento desta técnica especifica tornando-a eficaz e o mais económica possível.
At a time when the issue of rehabilitation of buildings is so widely discussed, we face a broader unsolved issue, such as the repair of cracks. Currently it no longer seems appropriate to discuss the option of rehabilitation but rather which technique best suits each situation. How to be sure of its effectiveness if there is no legal documentation or studies that prove the suitability of this same technique? To address this lack of information, two theses were developed with the aim of studying the influence of various parameters involved in the rehabilitation of cracks in masonry walls using the cracking repair with dessolidarisation layer technique. These arguments are based on a limited sample and materials used. Nevertheless, specific results were achieved, developing a well structured conclusion. Which point out to a use the dessolidarisation layer with variable width between 3 and 5 cm, and bandwidth mortar varying between 10 and 15 cm. Following on from the previous work done by colleagues, the thesis’ main aim is to explain further the phenomenon of cracking, i.e., explain what happens when cracks appear, the tensions involved in the whole process and how are they interrelated; clarifies the results obtained in the prior thesis and implementation of new specimens using modified materials, or even increasing the number of specimens tested. Identifies new parameters involved in the cracking repair with dessolidarisation layer technique and studies what is most appropriate. The conclusion of this study together with the previous already existing data could contribute for a better understanding of this specific technique, making it as efficient and economic as possible.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/38628
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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