Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38589
Title: Avaliação do desempenho de um corredor de turbo-rotundas - Segurança
Authors: Bernardo, Nuno Miguel dos Santos 
Orientador: Silva, Ana Maria César Bastos
Keywords: Turbo-rotundas
Issue Date: 10-Feb-2015
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Em domínio urbano, os acidentes de tráfego tendem a concentrar-se nas intersecções, sendo diversas as abordagens tradicionais que estimam ou preveem o risco de acidentes de tráfego. As referidas metodologias baseiam-se em dados reais recolhidos diretamente dos locais ou em modelos de previsão de acidentes, apresentando, contudo, inúmeras limitações, como sejam a complexidade e diversidade de fatores que afetam a segurança e probabilidade de ocorrência de acidentes, a dificuldade de obtenção do histórico de acidentes, bem como a deficiente qualidade dos dados. Essas limitações justificaram a procura de metodologias alternativas, como as técnicas de microssimulação, que avaliando o nível de desempenho de soluções sem necessidade de recurso à sua construção prévia, permitem estudar o desempenho de soluções rodoviárias complexas ou inovadoras como é o caso das turbo-rotundas. Neste contexto, a presente tese tem como objetivo avaliar o desempenho da solução turbo-rotunda, quando aplicada em corredor, comparativamente a uma rotunda normal de duas vias, sendo que a análise incidiu ao nível da segurança. O trabalho foi suportado pela aplicação de técnicas de microssimulação do software AIMSUN complementada pela aplicação SSAM e pela construção de um modelo de simulação baseado numa situação real, depois de devidamente calibrado e validado. Os trabalhos assentaram na definição de um conjunto alargado de cenários de procura de tráfego avaliando-se o efeito associado a diferentes níveis de carregamento de tráfego na rede, e de diferentes cenários de repartição direcional do tráfego nas entradas das rotundas. Os resultados obtidos mostram de forma consensual e robusta que a transformação de um corredor de rotundas de duas vias num corredor de turbo-rotundas, a funcionar perto do limiar de saturação, se traduz num aumento considerável do número de conflitos. Contudo, não é possível generalizar estas conclusões a todo o tipo de aplicações de turbo-rotundas, designadamente quando aplicadas em corredor, uma vez que apesar dos resultados mostrarem que o nível de desempenho depende consideravelmente da taxa de saturação do sistema, e que o aumento da taxa de saturação se traduz num aumento muito significativo do número de conflitos nos trechos de ligação entre intersecções, esses conflitos são de pequena gravidade podendo, por isso, não resultar em acidentes efetivos.
In urban area, traffic accidents tend to occur mainly in intersections. There are several traditional approaches to estimate and predict the risk of traffic accidents at intersections based on data collected directly from the local or based on accident prediction models. However, these traditional approaches are associated with several limitations such as the complexity and diversity of factors affecting the safety and the likelihood of accidents, the difficulty in obtaining a history of accidents and poor data quality. These limitations have justified the search for alternative methods, such as microsimulation techniques, that are able to evaluate the performance of complex and innovative road solutions, as in the case of turbo-roundabouts, without the need of prior construction. In this context, this thesis aims to evaluate the performance of the turbo-roundabout solution, when applied in corridor, compared to a normal two-lane roundabout. The analysis was focused on safety. The work was supported by the application of microsimulation techniques of AIMSUN software complemented by SSAM application, and by the construction of a simulation model based on a real situation, after proper calibration and validation. These investigations were based on the definition of a wide range of traffic demand scenarios in order to evaluate the effect of different levels of network traffic loading, and different scenarios of directional distribution of traffic at the entrances of the roundabouts. The results show, in a consensual and robust way, that the transformation of a normal two-lane roundabout into a turbo-roundabouts corridor, running close to the saturation threshold, results in a considerable increase in the number of conflicts. However, is not possible to generalize these findings to all types of turbo-roundabouts applications, particularly when applied in corridor, since although the results show that the level of performance of the system greatly depends on the saturation rate, and that the increase in saturation rate translates into a considerable increase in the number of conflicts in connection stretches between intersections, these conflicts are not severe and may, therefore, not result in actual accidents
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/38589
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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