Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/38530
Title: Análise do comportamento de vigas de betão armado axialmente restringidas
Authors: Grilo, João Duarte Saraiva 
Orientador: Lopes, Adelino Vasconcelos
Lopes, Sérgio Manuel Rodrigues
Keywords: Vigas de betão armado
Issue Date: 13-Feb-2014
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Para cumprir a finalidade para a qual foi projetada, qualquer estrutura de Engenharia Civil deve reunir as condições adequadas de segurança, funcionalidade e durabilidade. As estruturas de Betão Armado constituem um caso particular maioritariamente utilizado. Por um lado, um conhecimento mais aprofundado dos materiais conduziu à adoção de fatores de segurança inferiores. Por outro, a necessidade de vãos superiores, conduziu à construção de estruturas mais esbeltas e flexíveis. Neste contexto, de redução das margens de segurança, a verificação aos Estados Limite Últimos ULS de resistência e aos Estados Limite de Serviço SLS assumem-se como críticos. Para o efeito é fundamental o conhecimento rigoroso do comportamento estrutural. Neste sentido, pretende-se avaliar numericamente, no âmbito dos ULS e dos SLS de estruturas de BA, as características resistentes e de deformação de vigas, restringidas axialmente e submetidas a flexão. Importa conhecer, não só o nível da capacidade resistente em termos de esforços máximos, mas principalmente em termos de rigidez após fissuração e cedência. O objetivo consiste em melhorar a análise deste tipo de estruturas. Para o efeito procedeu-se ao aperfeiçoamento de um programa automático de análise não linear ANL. No programa computacional em questão, existiam limitações que foi necessário eliminar. As alterações efetuadas incidem sobretudo em torno dos cabos de pré-esforço, nomeadamente, na configuração real dos cabos e no comportamento destes. Neste contexto, os resultados teóricos determinados pelos programas de análise não linear, programa inicial e final ANL, são confrontados com resultados experimentais apresentados por outros autores, de forma a averiguar a eficiência dos programas utilizados. A análise comparativa realizada baseia-se nos diagramas carga-deslocamento P-d.
To fulfill the purpose for which it was designed, any structure in Civil Engineer must have an appropriate level of safety, functionality and durability. Reinforced Concrete Structures are a particular case mostly used. On the one hand, a greater knowledge about materials has led to a decrease of the safety coefficients. On the other hand, the higher length of the structure’s spans, led to the construction of slimmer and more flexible structures. In this context, the reduction of safety limits, the Ultimate Limit States ULS and Service Limit States SLS verifications are assumed as critical. For this purpose, it is essential to have knowledge on the structural behavior. In the framework of this work, the aim is to numerically evaluate, under ULS and SLS, the strength and deformations in reinforced concrete beams, axially restrained and subjected to bending. It is important to know the level of the maximum strength capacity, but also the crack and yield stiffness. The objective is to improve the analysis of this type of structures. These studies were carried out by using a nonlinear computational algorithm for the analysis. This algorithm had a few limitations, which had to be removed. Most of the changes were related to the prestressing cables, namely their real configuration and the way they behave. In this context, the theoretical results predicted by the nonlinear analysis programs, such as the ANL initial and final program, were compared with the experimental results achieved by other authors. This was done in order to ascertain the effectiveness of the programs. Once the theoretical and experimental results were obtained, a comparative analyses based on P-d loaddisplacement curves were carried out.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/38530
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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