Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38494
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dc.contributor.advisorSimões, Rui António Duarte-
dc.contributor.advisorAlves, Sandra Filomena da Silva Jordão-
dc.contributor.authorAlmeida, Tiago Jose Lourenco-
dc.date.accessioned2017-03-27T10:03:05Z-
dc.date.available2017-03-27T10:03:05Z-
dc.date.issued2013-09-18por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/38494-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractOs perfis metálicos de secção tubular (circular, quadrada ou retangular) apresentam enormes vantagens do ponto de vista estrutural e de durabilidade quando comparados com os perfis de secção aberta. Contudo, são bastante penalizados devido às dificuldades associadas à conceção, cálculo e dimensionamento das ligações; as ferramentas de cálculo e dimensionamento atualmente disponíveis na regulamentação europeia (eurocódigos) são bastante limitadas. Em termos de execução, as ligações entre perfis de secção tubular apresentam dificuldades adicionais devido à inacessibilidade ao seu interior. Face ao exposto julga-se pertinente o desenvolvimento de ferramentas de cálculo e a conceção de novas tipologias de forma a, pelo menos, atenuar os inconvenientes referidos acima. Por conseguinte, neste trabalho efetuou-se uma análise comparativa do ponto de vista económico entre soluções estruturais dimensionadas com secções abertas do tipo I ou H e com seções tubulares. Para isso, partindo de um projeto real já dimensionado com secções abertas, concebeu-se e dimensionou-se soluções estruturais alternativas recorrendo exclusivamente a perfis de secção tubular, não esquecendo a conceção das ligações. De forma a cumprir o objetivo do presente trabalho utilizaram-se as necessárias ferramentas de cálculo automático, como o Robot, SemiComp Member Design e LT Beam. Após a conceção, cálculo e dimensionamento da solução alternativa, efetuaram-se diversas comparações em termos de quantidades de material, grau de simplificação dos processos de fabrico e montagem com vista a uma análise económica das soluções estudadaspor
dc.description.abstractSteel tubular hollow sections (circular, square or rectangular) show some advantages from the structural and durability point of view when compared with open sections. However, they are much penalized because of the difficulty linked with the joint conception, calculation and design; currently available calculation and design tools on European codes (Eurocodes) are quite limited. In what concerns execution, tubular hollow section joints show additional difficulties due to the interior inaccessibility. For the exposed reasons, it might be pertinent the development of calculation tools and conception of new typologies to mitigate the referred problems at least. Therefore, in this work, was executed a comparative analysis from economic point of view between structural solutions designed with open sections of I or H type and with tubular hollow sections. For that, based on one real project already designed with open sections, was planned and designed alternative structural solutions only using steel tubular hollow sections, including the joint conception. To achieve the objective of the present work will be needed to use the necessary automatic calculations tools, like Robot, SemiComp Member Desing and LT Beam. After the idealization, calculation and design of alternative solution were made many comparisons in terms of material quantities, degree of simplification of fabrication and assembly processes in order to an economic evaluation of the studied solutions.eng
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstruturas metálicaspor
dc.titleAvaliação comparativa entre um Pavilhão projetado com perfis abertos (tipo I ou H) e um Pavilhão projetado em secções tubularespor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.tid201658186por
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civilpor
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitISISE - Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering-
crisitem.advisor.researchunitISISE - Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1793-3291-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2680-1693-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado
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