Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38487
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSimões, Nuno Eduardo da Cruz-
dc.contributor.advisorMarques, José Alfeu Almeida de Sá-
dc.contributor.authorPaula, Telmo José Alves Gomes de-
dc.date.accessioned2017-03-27T10:03:05Z-
dc.date.available2017-03-27T10:03:05Z-
dc.date.issued2013-09-17por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/38487-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractAs inundações urbanas são hoje em dia um assunto preocupante um pouco por todo o Mundo. Os danos por elas causados são muitas vezes bastante graves, e por isso é necessário implementar medidas preventivas para mitigar este problema. A cada vez maior urbanização de espaços que anteriormente apresentavam superfícies mais permeáveis e também as alterações climáticas que se têm vindo a registar ao longo dos últimos anos têm um forte impacto no que respeita ao acontecimento de inundações. Muitas vezes os sistemas de drenagem não se encontram preparados para o aumento de caudal provocado por estes fenómenos, resultando daí inundações. Associados às preocupações inerentes às inundações surgem os mapas de risco, que classificam determinada zona consoante as consequências sofridas quando atingida por uma inundação e a probabilidade de ocorrência dessa inundação. Em 2007 a União Europeia publicou a Diretiva 2007/60/CE que prevê precisamente que todos os Estados-Membros devem elaborar mapas de risco de inundação. Este trabalho tem como objetivo, no seguimento dos fatores apresentados, a modelação de um sistema de drenagem dual 1D/1D através da utilização do software SWMM, o controlo da entrada e saída de caudal entre os coletores e a superfície e a elaboração de mapas de zonas inundáveis e mapas de risco de inundação para a Zona Central de Coimbra. Para isso, simularam-se chuvadas com determinado período de retorno e, com base nos resultados, elaboraram-se os referidos mapas. Com o trabalho concluiu-se ser possível a modelação de sistemas de drenagem dual no software SWMM, controlando igualmente as trocas de caudal entre a superfície e os coletores. Através da elaboração dos mapas de zonas inundáveis e dos mapas de risco verificou-se que, apesar das limitações próprias do estudo realizado, estes davam uma indicação clara de quais as zonas e os edifícios mais sujeitos a sofrerem maiores prejuízos em caso de inundação.por
dc.description.abstractUrban floods are currently a problem all over the world. The damage can be enormous, thus it is necessary to implement preventive measures to mitigate this problem. The increasing urbanization of permeable surfaces and the climate changes can lead to the occurrence of flooding. Drainage systems may not be prepared to the increasing of flow caused by these phenomena, therefore flooding may occur. Flood risk maps are used to classify the likelihood of flooding and quantify its consequence. In 2007 the European Union issued Directive 2007/60/CE, that requires Member States to assess if there are risk of flooding. The goals of this thesis are to model a 1D/1D dual drainage system using SWMM, control input and output flow between the surface and the sewer systems, create maps of floodable areas and flood risk maps for the Zona Central catchment in Coimbra. In order to achieve these objectives, precipitation events with different return periods were simulated and, based on the results obtained, flood risk maps were created. In this thesis was shown how to model dual drainage systems and control input and output flow between surface and sewer systems in SWMM. Flood risk maps gave a clear indication about what areas and buildings are most likely to suffer considerable damages in case of floodingeng
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEdifícios de betão armadopor
dc.titleZonas inundáveis e quantificação do risco de inundação em meios urbanospor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.tid201658135por
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civilpor
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitINESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitMARE - Marine and Environmental Sciences Centre-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-4500-7981-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6859-6662-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.