Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/37008
Title: Otimização de uma rede de transportes: case-study: Bosch termotecnologia S. A.
Other Titles: Otimization of a transport network: case study: Bosch termotecnologia S. A.
Authors: Lourenço, Manuel José André 
Orientador: Neto, Pedro Mariano Simões
Ferreira, Hugo
Keywords: Otimização de transportes; Bosch termotecnologia
Issue Date: Sep-2016
Abstract: A presente dissertação foi desenvolvida com base no estágio curricular na Bosch Termotecnologia S.A. A necessidade de redução de custos logísticos de transportes e a otimização de rotas e camiões foram o motivo pelo qual o Departamento Central da Bosch desenvolveu um Centro de Gestão de Transportes intitulado TMC. O TMC, com sede na Hungria, é uma unidade central que assume a responsabilidade de planear, otimizar e coordenar os transportes das fábricas do grupo Bosch nas quais está presente. Com o objetivo de otimizar a rede de transportes da Bosch Termotecnologia, o TMC iniciou a sua inserção nesta fábrica. Considerado como um grande projeto, a implementação do TMC contemplou quatro grandes fases: numa primeira fase, a recolha e tratamento de dados com vista ao estudo da rede de transportes da Bosch Termotecnologia, numa segunda fase, a análise de processos da fábrica e do TMC com o objetivo de identificar as diferenças entre estes, numa terceira fase, o aprofundamento dos dados recolhidos e numa quarta fase, a análise de viabilidade das propostas de otimização. Com este estudo foi possível aprofundar conhecimentos da rede de transportes da fábrica, criar bases de dados e alcançar soluções de otimização consideradas viáveis.
This dissertation is the product of an internship at Bosch Termotecnologia S.A, who have developed the Transport Management Centre (TMC). The TMC, which is Hungary based, is responsible for the coordination of transportation for Bosch, aiming to optimize delivery routes and reduce costs. The implementation of the TMC has been regarded as a major project and includes four main phases: the first phase is processing of the data collected from Bosch Termotecnologia S.A’s transport network; the second phase is analysis of said data; the third phase is deepening of the data collected and the fourth phase is to propose any optimization plans. This study provided a deeper knowledge of the transport network, created databases and allowed for feasible solutions.
URI: https://hdl.handle.net/10316/37008
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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