Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/36538
Title: Avaliação dos efeitos imunomoduladores da alimentação no BALT, num modelo experimental de cancro de mama induzido por 1,12-dimetilbenzantraceno (DMBA)
Authors: Ferreira, Pedro Filipe Martins de Melo 
Orientador: Cabrita, António Silvério
Lopes, Ana Calado
Keywords: BALT; MALT; Imunomodulação; Nutrição; Dieta; Cancro; DMBA
Issue Date: 2013
Abstract: Introdução: O sistema respiratório tem a capacidade de metabolizar os xenobióticos que chegam tanto pelo ar como pela corrente sanguínea. Estes podem desempenhar um papel importantíssimo na alteração celular e carcinogénese. O dimetilbenzantraceno (DMBA) é um destes compostos carcinogénicos e com comprovados efeitos de inibição do sistema imunitário. O BALT é um dos locais indutores da resposta antigénica e a modulação desta resposta reveste-se de interesse quanto aos seus potenciais efeitos sistémicos e em particular a nível da cavidade oral. Objectivos: O objetivo deste trabalho é identificar, avaliar e concluir quanto aos potenciais efeitos imunomoduladores da alimentação, por avaliação do BALT, num modelo experimental de cancro de mama induzido por DMBA em grupos de ratos Sprague-Dawley sujeitos a diferentes planos dietéticos e inferir quanto às possíveis implicações destes efeitos para a saúde oral. Materiais e Métodos: A 168 animais, divididos em 7 grupos sendo um controlo e seis com administração do carcinogénio DMBA e planos dietéticos diferentes. Após o sacrifício e a necrópsia, foram observadas ao microscópio ótico 168 preparações histopatológicas de tecido pulmonar, e o BALT avaliado aplicando histopatologia com graduação semi-quantitativa quanto aos folículos e centros germinativos, área interfolicular, células apoptóticas, células plasmáticas, macrófagos pigmentados e HEV proeminentes. Resultados: O grupo sujeito a uma dieta de restrição calórica apresentou consistentemente parâmetros de resposta imunológica mais elevados, seguido do grupo alimentado com dieta mediterrânica e o grupo com dieta suplementada com feijão. Parâmetros mais diminuídos foram observados no grupo com dieta suplementada com azeite seguido do grupo sujeito apenas ao carcinogénio e alimentado com ração “padrão”. Conclusões: Os dados obtidos parecem indicar um efeito imunomodulador da dieta no BALT, apontando para uma maior influência estimulatória da fibra alimentar e restrição calórica em relação aos outros alimentos estudados, e um efeito inibidor com o azeite.
Description: Trabalho final do 5º ano com vista à atribuição do grau de mestre no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina Dentária apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36538
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Med. Dentária - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TeseMIMD_PedroFerreira.pdfTeseMIMD_PedroFerreira1.66 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

362
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

227
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.