Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/36495
Title: Estudo piloto para a avaliação da motricidade da mão em pacientes portadores de prótese dentária removível
Authors: Santos, Ana Filipa 
Orientador: Nicolau, Pedro Miguel Gomes
Reis, Rita Joana Amaral dos
Keywords: Prosthodontic care; Removable dentures; Attachment systems; Biomechanic of the hand; Hand kinematics; Neurodegenerative diseases; Movement disorders
Issue Date: 2012
Abstract: Introdução: Apesar das próteses removíveis não serem a substituição ideal da dentição natural, estas têm contribuído ao longo de vários anos para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes parcial e totalmente edêntulos. Porém, diversos factores influenciam a qualidade de vida associada ao uso deste tipo de próteses, como a capacidade de as inserir e desinserir, particularmente as que apresentam sistemas adicionais de retenção como attachments. No paciente geriátrico, sistemicamente comprometido e invariavelmente com algum défice motor, a avaliação da motricidade da mão pode ser um instrumento importante e eficaz no estabelecimento de um plano de tratamento adequado, permitindo ao clínico perceber precocemente qual o possível compromisso do paciente em relação aos requisitos de manutenção que estas reabilitações complexas exigem, qual a real viabilidade das mesmas e do seu prognóstico. Objectivo: O principal objectivo deste estudo piloto é a avaliação da motricidade da mão em pacientes portadores de próteses dentárias removíveis. Materiais e métodos: Foi utilizado o modelo de estudo observacional de caso-controlo para avaliar a motricidade da mão de um grupo de pacientes com próteses removíveis (grupo teste) relativamente a um grupo controlo mais jovem e sem próteses removíveis. Como critérios de inclusão para o grupo teste, foram estabelecidos a utilização de pelo menos uma prótese dentária removível (parcial ou total convencional, prótese sobre implantes/raízes ou prótese combinada) e idade ≥ 50 anos. No grupo controlo foram incluídos indivíduos não portadores de prótese dentária removível, com idade compreendida entre os 20 e os 30 anos, inclusive, e saudáveis. As medições foram realizadas utilizando um equipamento desenvolvido propositadamente pelo Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. A força máxima foi medida em Newton (N) e a unidade de medida utilizada para o ensaio foi o Yank (N/s). Os dados foram registados com recurso a um programa de aquisição desenvolvido em programação LabView e posteriormente analisados através das ferramentas do Excel® (Microsoft Corporation, USA) e do programa de análise estatística SPSS® Statistical Package for Social Sciences (SPSS Inc., Chicago, Illinois, USA) versão 18.0 (IBM). Resultados: Os resultados mostram valores de força máxima e Yank superiores para o grupo controlo, em todos os dedos, sem relevância estatisticamente significativa para o Yank do polegar direito. Conclusões: Parece existir um comprometimento da motricidade da mão, na população estudada, com uma limitação da força média na ordem dos 35,11% e 20,32%, para os indicadores e polegares, respectivamente.
Description: Trabalho final do 5º ano com vista à atribuição do grau de mestre no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina Dentária apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36495
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Med. Dentária - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE FINAL.pdfTESE FINAL1.17 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

370
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 10

1,940
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.