Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/36495
Title: Estudo piloto para a avaliação da motricidade da mão em pacientes portadores de prótese dentária removível
Authors: Santos, Ana Filipa 
Orientador: Nicolau, Pedro Miguel Gomes
Reis, Rita Joana Amaral dos
Keywords: Prosthodontic care; Removable dentures; Attachment systems; Biomechanic of the hand; Hand kinematics; Neurodegenerative diseases; Movement disorders
Issue Date: 2012
Abstract: Introdução: Apesar das próteses removíveis não serem a substituição ideal da dentição natural, estas têm contribuído ao longo de vários anos para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes parcial e totalmente edêntulos. Porém, diversos factores influenciam a qualidade de vida associada ao uso deste tipo de próteses, como a capacidade de as inserir e desinserir, particularmente as que apresentam sistemas adicionais de retenção como attachments. No paciente geriátrico, sistemicamente comprometido e invariavelmente com algum défice motor, a avaliação da motricidade da mão pode ser um instrumento importante e eficaz no estabelecimento de um plano de tratamento adequado, permitindo ao clínico perceber precocemente qual o possível compromisso do paciente em relação aos requisitos de manutenção que estas reabilitações complexas exigem, qual a real viabilidade das mesmas e do seu prognóstico. Objectivo: O principal objectivo deste estudo piloto é a avaliação da motricidade da mão em pacientes portadores de próteses dentárias removíveis. Materiais e métodos: Foi utilizado o modelo de estudo observacional de caso-controlo para avaliar a motricidade da mão de um grupo de pacientes com próteses removíveis (grupo teste) relativamente a um grupo controlo mais jovem e sem próteses removíveis. Como critérios de inclusão para o grupo teste, foram estabelecidos a utilização de pelo menos uma prótese dentária removível (parcial ou total convencional, prótese sobre implantes/raízes ou prótese combinada) e idade ≥ 50 anos. No grupo controlo foram incluídos indivíduos não portadores de prótese dentária removível, com idade compreendida entre os 20 e os 30 anos, inclusive, e saudáveis. As medições foram realizadas utilizando um equipamento desenvolvido propositadamente pelo Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. A força máxima foi medida em Newton (N) e a unidade de medida utilizada para o ensaio foi o Yank (N/s). Os dados foram registados com recurso a um programa de aquisição desenvolvido em programação LabView e posteriormente analisados através das ferramentas do Excel® (Microsoft Corporation, USA) e do programa de análise estatística SPSS® Statistical Package for Social Sciences (SPSS Inc., Chicago, Illinois, USA) versão 18.0 (IBM). Resultados: Os resultados mostram valores de força máxima e Yank superiores para o grupo controlo, em todos os dedos, sem relevância estatisticamente significativa para o Yank do polegar direito. Conclusões: Parece existir um comprometimento da motricidade da mão, na população estudada, com uma limitação da força média na ordem dos 35,11% e 20,32%, para os indicadores e polegares, respectivamente.
Description: Trabalho final do 5º ano com vista à atribuição do grau de mestre no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina Dentária apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36495
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Med. Dentária - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE FINAL.pdfTESE FINAL1.17 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.