Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/36202
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCordeiro, Armando Manuel de Castilho Rabaça Correia-
dc.contributor.authorPereira, Marcio Fernando Frutuoso-
dc.date.accessioned2017-01-18T16:52:06Z-
dc.date.available2017-01-18T16:52:06Z-
dc.date.issued2016-02-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/36202-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractA arquitetura e a música, com as suas formas de arte abstratas baseadas no ritmo, na proporção e na harmonia, partilham uma evidente linhagem cultural que ultrapassa os conceitos que as definem. Muitas vezes apelidada de “música congelada” são várias as particularidades que unem a arquitetura, arquétipo da arte visual e material e a música, protótipo da arte acústica e imaterial, como formas de arte de ordem harmónica e rítmica. Neste estudo propomo-nos transpor os limites mais ou menos estanques que separam estas duas manifestações de arte – arquitetura e música – para estudar o modo como ambas se têm influenciado e relacionado mutuamente ao longo da História. Partindo de uma perspectiva geral, pretendemos traçar um retrato do conceito artístico de ambas as artes e procurar identificar e interpretar, para além dos vínculos culturais comuns, as diferentes relações teóricas, metafísicas e filosóficas que as unem. Para o efeito iremos percorrer vários trabalhos onde, ao longo dos anos, ambas as artes se fundiram para se transformarem em estruturas que apelam aos sentidos de forma acentuada e emocional, para nos determos numa obra em particular, onde a arquitetura alcançou a sua condição suprema, tornando-se num tipo particular de música: o Pavilhão Electrónico Philips.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectPoème Électroniquept
dc.subjectIannis Xenakispt
dc.subjectLe Corbusier,pt
dc.subjectArquitetura Musicalpt
dc.subjectPavilhão Philipspt
dc.titleQuando a arquitetura se transforma em música. O Pavilhão Philips e a magia do Pòeme Électroniquept
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleQuando a arquitetura se transforma em música. O Pavilhão Philips e a magia do Pòeme Électroniquepor
dc.date.embargo2016-02-02*
dc.identifier.tid201537362pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquitecturapt
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologia-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertaçaão - Márcio Pereira.pdf38.11 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

954
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

112
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.