Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/36202
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cordeiro, Armando Manuel de Castilho Rabaça Correia | - |
dc.contributor.author | Pereira, Marcio Fernando Frutuoso | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T16:52:06Z | - |
dc.date.available | 2017-01-18T16:52:06Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-02 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/36202 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | pt |
dc.description.abstract | A arquitetura e a música, com as suas formas de arte abstratas baseadas no ritmo, na proporção e na harmonia, partilham uma evidente linhagem cultural que ultrapassa os conceitos que as definem. Muitas vezes apelidada de “música congelada” são várias as particularidades que unem a arquitetura, arquétipo da arte visual e material e a música, protótipo da arte acústica e imaterial, como formas de arte de ordem harmónica e rítmica. Neste estudo propomo-nos transpor os limites mais ou menos estanques que separam estas duas manifestações de arte – arquitetura e música – para estudar o modo como ambas se têm influenciado e relacionado mutuamente ao longo da História. Partindo de uma perspectiva geral, pretendemos traçar um retrato do conceito artístico de ambas as artes e procurar identificar e interpretar, para além dos vínculos culturais comuns, as diferentes relações teóricas, metafísicas e filosóficas que as unem. Para o efeito iremos percorrer vários trabalhos onde, ao longo dos anos, ambas as artes se fundiram para se transformarem em estruturas que apelam aos sentidos de forma acentuada e emocional, para nos determos numa obra em particular, onde a arquitetura alcançou a sua condição suprema, tornando-se num tipo particular de música: o Pavilhão Electrónico Philips. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Poème Électronique | pt |
dc.subject | Iannis Xenakis | pt |
dc.subject | Le Corbusier, | pt |
dc.subject | Arquitetura Musical | pt |
dc.subject | Pavilhão Philips | pt |
dc.title | Quando a arquitetura se transforma em música. O Pavilhão Philips e a magia do Pòeme Électronique | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
degois.publication.location | Coimbra | pt |
degois.publication.title | Quando a arquitetura se transforma em música. O Pavilhão Philips e a magia do Pòeme Électronique | por |
dc.date.embargo | 2016-02-02 | * |
dc.identifier.tid | 201537362 | pt |
thesis.degree.grantor | 00500::Universidade de Coimbra | pt |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Arquitectura | pt |
uc.degree.grantorUnit | 0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologia | - |
uc.rechabilitacaoestrangeira | no | pt |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertaçaão - Márcio Pereira.pdf | 38.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 10
954
checked on Apr 24, 2024
Download(s)
112
checked on Apr 24, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.