Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/35743
Title: Tipografia Expressiva
Authors: Veríssimo, Tiago Manuel Andrade 
Orientador: Bicker, João Manuel Frade Belo
Keywords: Tipografia Expressiva; Tipografia Experimental; Narrativa; Conteúdo; Banda Desenhada Tipográfica
Issue Date: 13-Sep-2013
Serial title, monograph or event: Tipografia Expressiva
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Com o avanço da tecnologia, é cada vez mais comum, como ocorre sempre que surge um novo meio de comunicação, que haja uma transição gradual de um formato antigo para o actual e que sejam desenvolvidas novas técnicas para acomodar e melhor aproveitar e explorar as possibilidades permitidas pelo novo meio. Não estou de todo a dizer que isto não seja algo positivo, a evolução é algo natural e necessário para que não se caia na estagnação e monotonia. Neste projecto proponho-me a fazer um estudo sobre as principais características da tipografia expressiva e da tipografia experimental e como estas podem ser utilizadas para captivar o leitor e tornar a prória leitura uma experiência da qual ele se sente uma parte integrante, se sente imerso nela. Para melhor exemplificar estas características, este projecto conta também com uma componente prática que se resume à transformação de uma obra de ficção em formato de banda desenhada para comprovar se de facto a tipografia pode transmitir a mesma sensação de imersão do que a imagem. O meu objectivo é, através da análise de técnicas de composição tipográfica utilizadas no passado e ainda hoje em dia, criar uma obra exclusivamente tipográfica que conte uma narrativa através da análise da expressividade do seu conteúdo. Este documento terá por base e será fundamentado em livros e manuais sobre tipografia e a sua aplicação.
With technological advancements, it is more and more usual, like whenever a new media is born, that there occurs a gradual transition from the old format to the new and new techniques are developed to acomodate and better harness and explore the possibilities allowed by the surfacing media. I´m not saying that this isn’t a positive thing, evolution is something natural and necessary to avoid stagnation and monotony. With this project I set out to study the main characteristics of both expressive and experimental typography and how it can be used to captivate the reader and make the act of reading an experience in witch he feels inegrated, immersed. To better demonstrate these characteristics, this project also features a practical component taht consists in the transformação de uma obra de ficção em formato de comic book para comprovar se de facto a tipografia pode transmitir a mesma sensação de imersão do que a imagem. My goal is, by analising the typographic composition techniques used in the past and still today, to create an exclusively typographic piece that can tell a story by analising the expressiveness of its contents. Yhis document will be based on and corroborated by books that study the aplications and setting of type.
Description: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/35743
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TIPOGRafIA Expressiva.pdf2.8 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

739
checked on Sep 18, 2019

Download(s) 5

2,206
checked on Sep 18, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.