Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/35708
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dc.contributor.advisorFurtado, Pedro Nuno San-Bento-
dc.contributor.authorAntunes, Ana Rita Capêlo-
dc.date.accessioned2017-01-13T16:07:05Z-
dc.date.available2017-01-13T16:07:05Z-
dc.date.issued2014-07-21por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/35708-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractA diabetes é uma doença cada vez mais presente nos dias de hoje e o seu controlo está dependente do próprio doente. Esta doença caracteriza-se por uma hiperglicemia crónica, ou seja, um nível de açúcar no sangue (glicemia) superior aos valores que se consideram normais, devido a uma perturbação no funcionamento da hormona da insulina. Embora ainda não haja uma cura definitiva para a diabetes, existem vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam ao doente uma boa qualidade de vida. A educação e consciencialização do doente são fundamentais para se conseguir manter os níveis de glicose estáveis a curto e a longo prazo, nomeadamente através do acompanhamento nutricional, do exercício físico e da monitorização própria dos níveis de glicemia. O intuito desta proposta é a criação de mecanismos que ajudem o doente a aprender como ter uma alimentação saudável e fazer uma boa administração dos seus níveis de insulina, através da contagem de equivalentes nas refeições. Partindo das ferramentas atualmente usadas no Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, pretende-se criar soluções mais dinâmicas e interativas, que facilitem o ensino e a aprendizagem, e que apoiem o doente no controlo adequado.por
dc.description.abstractNowadays, diabetes is an increasingly common disease and its wcontrol depends on patients themselves. It is characterised by chronic hypoglicemia, that is, a level of blood-sugar (glicemia) that is higher than the established normal, due to a malfunction in the mechanism of the hormone insulin. Although a definitive cure for diabetes has not been found, there are several available treatments which, when followed regularly, can provide the patient with a good quality of life. Education and awareness are pivotal in order to keep the patient’s glicemia levels stable in the short and the long run, namely through nutritional counseling, physical activity, and self-monitoring of glicemia levels. This proposal intends to create mechanisms that help the patient learn how to eat healthily and manage their insulin levels correctly by counting equivalents in meals. Relying on existent tools currently used by the Edndocrinology, Diabetes, and Metabolism Service of the Coimbra Hospital and University Centre, it aims to create more dynamic and interactive solutions that can both make learning and education easier and support the patient in achieving adequate self-control.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDiabetes Mellituspor
dc.subjectEnsino da Diabetespor
dc.subjectAplicaçõespor
dc.subjectDesign de Interaçãopor
dc.subjectUsabilidadepor
dc.titleSaber Contar Saber Comer: Aplicação de Apoio a Pessoas com Diabetespor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleSaber Contar Saber Comer: Aplicação de Apoio a Pessoas com Diabetespor
dc.identifier.tid201538857por
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédiapor
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.deptFaculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra-
crisitem.advisor.parentdeptUniversidade de Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCENTRE FOR INFORMATICS AND SYSTEMS OF THE UNIVERSITY OF COIMBRA-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6054-637X-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado
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