Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35544
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCouceiro, Mauro Costa-
dc.contributor.authorPassos, Rita Raquel de Vasconcelos Pereira-
dc.date.accessioned2017-01-13T10:37:04Z-
dc.date.available2017-01-13T10:37:04Z-
dc.date.issued2014-09-11-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/35544-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractSe o sonho de qualquer designer gráfico fica cabalmente expresso por Sagmeister: “Eu já vi filmes que me comoveram, li livros que mudaram a minha maneira de ver as coisas e ouvi música que influenciou o meu humor. O nosso objetivo é alcançar o coração das pessoas com o design (Mastra, 2013), já Saint-Exupéry confidencia-nos eloquentemente que (...) “só se vê bem com o coração. O essencial é invísivel para os olhos (in Principezinho). Horizontes de contradição? Realidades inconciliáveis? Na presente dissertação gostaria de contribuir para clarificar a interligação dos conceitos enunciados. O que é belo, inteligente e sedutor para os olhos, desperta o que de melhor sente o coração e motiva-o para perpetuar os verdadeiros valores. Ousaria mesmo afirmar que o design gráfico de excelente qualidade enamora o olhar, conforta o coração e desafia cada um a dar o melhor de si na procura de uma real e partilhada qualidade de vida. Com este pano de fundo, esta dissertação pretende abordar e explorar uma das vertentes do design gráfico: as identidades. Numa primeira instância, é realizado um estudo detalhado acerca das marcas com o objetivo de melhor entender a razão da sua existência. Seguidamente, torna-se crucial entender a sua função e os requisitos necessários para a construção da identidade gráfica de um produto. No caso concreto, um produto por mim desenvolvido de raíz, concebido em cortiça, adaptável ao gosto e à necessidade de cada cliente. Assumindo que tudo o que nos rodeia é objecto e sujeito de comunicação, o indivíduo abandona a passividade de mero espetador e passa a ser intérprete e ator das suas concepções visuais, podendo optar pela solução com que mais se identifica. Em suma, esta tese pretende criar não só a identidade gráfica para um produto específico de um material natural que pode ser customizado, como todos os suportes para a sua divulgação e promoção no mercado.pt
dc.description.abstractIf every graphic designer’s dream is fully expressed by Sagmeister: “I’ve seen movies that moved me, I ‘ve read books that changed the way I see things and I’ve listen to music that influenced my mood. Our goal is to reach people’s hearts with the design “(Mastra, 2013), Saint-Exupéry says eloquently that (...) we only see well with the heart. What is essential is invisible to the eyes “ (in Little Prince). Horizons of contradiction? Irreconcilable realities? In this dissertation I would like to help to clarify the interconnection of concepts statements. What is beautiful, intelligent and alluring to the eyes, awakes the best of what the heart feels and motivates him to perpetuate the true values. So, all excellent quality graphic design falls in love with the look, comforts the heart and challenges each one to give his best in finding a real and shared quality of life. With this background, this thesis aims to address and explore one aspect of graphic design: the identities. In the first instance, a detailed study is carried out about the brands in order to better understand the reason for its existence. Then, it becomes crucial to understand its function and the requirements for the construction of the graphic identity of a product. In this case, a product developed from scratch by me, designed cork, adaptable to the tastes and the needs of each customer. Assuming that everything around us is object and subject of communication, the individual leaves the passivity of mere spectator and becomes a performer and actor of his visual concepts in either its solution with which him most identify. In short, this thesis aims to create not only the graphic identity for a specific product from a natural material that can be customized, as all media to publicize and market promotion.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectIdentidade visualpt
dc.subjectlogopt
dc.subjectprodutopt
dc.subjectcustomizaçãopt
dc.subjectpromoção/divulgaçãopt
dc.titleCriação da identidade gráfica para uma marca de mobiliário - Ligação emocional e física entre o digital e o analógicopt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleFuturas tradições no design sustentável - mobiliário de cortiçapor
dc.date.embargo2014-09-11*
dc.identifier.tid201538415pt
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédiapt
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1869-2685-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

308
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 20

2,389
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.