Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35457
Title: “O processo de autonomização de jovens com necessidades educativas especiais: um estudo de caso sobre o projeto escolar “BioAromas” da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca de Proença-a-Nova”
Authors: Almeida, Teresa Isabel Silva Pereira de 
Orientador: Albuquerque, Cristina Maria Pinto
Keywords: Necessidades educativas especiais; Processo de autonomização; Projeto Escola BioAromas; Transição para a vida adulta
Issue Date: 2016
Serial title, monograph or event: “O processo de autonomização de jovens com necessidades educativas especiais: um estudo de caso sobre o projeto escolar “BioAromas” da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca de Proença-a-Nova”
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Neste trabalho é apresentado o tema sobre o processo de autonomização de jovens com necessidades educativas especiais em contexto escolar e tendo como objetivo principal descrever e compreender como é efetuado este processo que visa facilitar a transição para a vida ativa. Este estudo enquadrou-se numa abordagem qualitativa, e pretendeu dar resposta às perguntas que deram origem a esta investigação, ou seja, de que forma é concebido e construído o processo de autonomização progressivo dos jovens com Necessidades Educativas Especiais que integram o projeto? Quais as características e fatores que permitem ou dificultem esse processo de autonomização? Como se estrutura o projeto de modo a adaptar-se à especificidade dos jovens e à concretização das diferentes etapas do processo de autonomização e aprendizagem? Para tal foi estabelecido um período de observação em contexto de sala de aula para acompanhar o dia-a-dia deste grupo de 7 alunos, assim como questionários e entrevistas aos encarregados de educação, uma vez que a família tem um papel fundamental na educação das crianças e dos jovens. A escolha destas metodologias permitiram um contato mais de perto com este grupo de jovens e fazer um melhor acompanhamento do seu processo de autonomização. Por fim, foi possível constatar, através da perspetiva dos professores, dos encarregados de educação e da observação direta, a forma como o projeto afetou, de forma positiva, o comportamento destes alunos e o seu desenvolvimento escolar, o seu relacionamento com os outros colegas de turmas, demonstrando o verdadeiro sentido de escola inclusiva, que contribuiu para estes alunos desenvolverem competências e capacidades ao nível da interação, dos valores, da responsabilidade. Constatou-se também a importância que os programas de transição para a vida pós escolar têm para estes alunos, possibilitando saber quais as aptidões e gostos que têm que lhes permita continuar a estudar.
This work presents the theme of the empowerment process of young people with special educational needs in schools and with the main objective to describe and understand how this process is done to facilitate the transition to working life. This study was part of a qualitative approach, and wished to address the questions that gave rise to this research, ie how it is designed and built the progressive empowerment process of young people with special educational needs that are part of the project? What are the characteristics and factors that enable or hinder this process of empowerment? How is structured the project so as to adapt to the specific needs of young and implementation of various stages of empowerment and learning process? For this was established a period of observation in the classroom context to monitor the day-to-day this group of 7 students, as well as questionnaires and interviews to parents and guardians, since the family plays a key role in educating children and young people. The choice of these methods allowed a contact more closely with this group of young people and makes a better monitoring their independence process. Finally, it was established by the teachers' perspective, the parents and direct observation, how the project affected in a positive way, the behavior of these students and their school development, its relationship with other colleagues classes, demonstrating the true meaning of inclusive school, which contributed to these students develop skills and abilities at the level of interaction, values, responsibility. It was also found the importance of transition programs for post school life have for these students, making it possible to know which skills and tastes that have to allow them to continue studying.
Description: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/35457
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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