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Title: Expectativas de formação, grau de autonomia e bem-estar subjetivo num grupo de mulheres desempregadas e em situação social desfavorecida
Authors: Babo, Ana Filipa Ferraz 
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira de
Keywords: Grupo de formação; Mulheres desempregadas; Expectativas; Autonomia; Afetividade positiva; Afetividade negativa; Satisfação com a vida
Issue Date: 2016
Serial title, monograph or event: Expectativas de formação, grau de autonomia e bem-estar subjetivo num grupo de mulheres desempregadas e em situação social desfavorecida
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente estudo visa perfilar, do ponto de vista psicológico, um grupo de mulheres desempregadas provenientes de um contexto socioeconómico e cultural desfavorecido, indicadas para a frequência de um curso de formação, no âmbito de um projeto em parceria de instituições, visando aprendizagens experienciais, formação profissional, prestação de serviços e desenvolvimento pessoal e social. É neste plano que se destaca a participação da Psicologia no projeto CriArte, consistindo na observação e monitorização das formandas, tendo em vista a promoção de competências de autonomia e empregabilidade. Tratando-se de um grupo de utentes de um Centro Comunitário, espera-se que o seu envolvimento e experiência na formação sejam determinantes para o investimento no seu projeto de vida, enquanto empreendedoras. A nossa participação, na primeira fase do desenvolvimento do projeto consistiu na seleção de indicadores e recolha de informação para o controlo e medida do sucesso do projeto, traduzido na perceção do grau de autonomia pessoal, bem-estar subjetivo e expectativas acerca da formação. Para o efeito, as 14 participantes no projeto, com idades compreendidas entre os 19 e 49 anos, foram entrevistadas e responderam a questões de caracterização e relativas às variáveis em estudo. Verificou-se que as expectativas relativamente à formação são, genericamente, positivas, embora haja sinais de desalento por parte de algumas das formandas no que respeita a oportunidades de emprego futuro. De um modo geral, as participantes no grupo pontuam a sua autonomia em níveis elevados, com exceção da autonomia emocional. Contudo, expressam bem-estar subjetivo, o que se associa ao desejo e satisfação de integrar uma família numerosa, tal como é o padrão das famílias no bairro social onde residem, independentemente de provirem de minoria étnica (e.g., cigana).
The following case study aims to profile, in a psychological point of view, a group of unemployed women from a disadvantaged socio economical and cultural context, indicated to the attendance in a formation course, in the framework of a project in a partnership of institutions, aiming experiential learning, professional formation, services instalment and personal and social development. It’s in this plan that stands out the participation of Psychology in the project “CriArte”, consisting in the observation and monitoring of the trainees, owing to the promotion in skills of autonomy and employability. Dealing with the attendance of a community center, is expected that the involvement and experience in formation would be determinants for the investement in his life project, while entrepeneurs. Our participation, in the first stage of the project development consisted in the pick of indicators and information collection for the control and measurement of the sucess of the project, translated in the perception of the degree of personal autonomy, subjective well-being and expectations about the formation. For this purpose, the 14 participants of the project, with ages between 19 and 49 years old, were interviewed and respond to questions of caracterization and related with the variables in study. The expectations concerning the formation are generally positive, however there are signs of concern with some of the participants related to finding a job in future. Generally, the group participants consider themselves highly independente with the exception of emocional autonomy. However, the participants show a subjective well-being what could be associated with the goal and satisfaction of becoming part large family, such as the standard families in their neighborhoods, non related to the fact that they are an ethical minority (eg gipsy).
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/35369
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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