Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/34063
Title: (Ex)pressões dramáticas no desenvolvimento: um estudo sobre as representações de alunos, pais e docentes acerca dos benefícios da expressão dramática
Authors: Rodrigues, Ricardo Carvalho 
Orientador: Figueira, Ana Paula Couceiro
Keywords: Expressão dramática; Educação; Habilidades; Desenvolvimento integrado
Issue Date: 2016
Serial title, monograph or event: (Ex)pressões dramáticas no desenvolvimento: um estudo sobre as representações de alunos, pais e docentes acerca dos benefícios da expressão dramática
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A expressão dramática e a educação têm vindo a traçar caminhos comuns e a prática teatral tem sido recorrentemente usada como ferramenta educativa nas mais diversas áreas da vida humana. Neste seguimento, o propósito deste trabalho centra-se na identificação de habilidades que a prática de teatro melhora ou pode melhorar no indivíduo. Para tal, realizaram-se entrevistas a pais, professores e crianças com a intenção de perceber quais habilidades foram adquiridas ou melhoradas com a pertença a um grupo de teatro escolar. Com o material recolhido nas entrevistas procedeu-se a uma análise de conteúdo, da qual retiramos três categorias principais: benefícios da prática teatral em habilidades específicas do teatro; em aspetos do desenvolvimento; e em aprendizagens escolares. De todos os resultados, é pertinente realçar que aferimos a expressão dramática como potenciadora de um desenvolvimento humano global, contemplando aspetos emocionais, cognitivos, motores e sociais. Concluímos este trabalho realçando a importância da inclusão da educação teatral no currículo escolar português, para a qual propomos algumas recomendações.
Dramatic expression and education are crossing similar pathways and the use of dramatic expression as an educative method is largely used in different ways. Therefore, the main aim of the present work is to identify which individual skills are or can be improved by practicing theatre. Thus, parents, teachers and children were interviewed to understand which skills have been learned or improved by pupils’ theatre practice at school. Once data were collected, a content analysis process provided us three core categories: benefits on dramatic expression practice at performance skills; at developmental aspects; and at scholar learnings. From all the results, the most relevant is that one can see dramatic expression as a way to improve whole human development, integrating emotional, cognitive, physical and social aspects. The dissertation is concluded by emphasising the importance of including dramatic expression in the Portuguese scholar curriculum. Furthermore, some suggestions are given of the way it could be done.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/34063
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE MIP - Ricardo Rodrigues - 2016.pdf670.46 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

489
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

240
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.