Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/34010
Title: Autoconceito, atribuições causais e resultados escolares: estudo com crianças do 7º ano
Authors: Delfim, Ana Maria de Morais Lobo 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: Autoconceito; Atribuições causais; Escola; Motivação; Resultados escolares
Issue Date: 2016
Serial title, monograph or event: Autoconceito, atribuições causais e resultados escolares: estudo com crianças do 7º ano
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O sucesso/insucesso escolar é mais do que um resultado. Os jovens passam a maior parte do seu dia na escola. É neste espaço e consoante as experiências que nele vivem, que se vai processar grande parte do seu desenvolvimento até à idade adulta. Importa por isso perceber as variáveis (pessoais, familiares e escolares) que se podem relacionar com o sucesso ou insucesso escolar. Assim poderão-se encontrar estratégias e intervenções mais eficazes para lidar com o insucesso e tornar os alunos mais capazes, não só em termos de resultados escolares, como no que diz respeito a todo o seu desenvolvimento. Nas investigações dentro deste contexto educacional, duas das variáveis pessoais que aparecem relacionadas com os resultados escolares são o autoconceito e as atribuições causais. Esta investigação tem como objetivo dar um modesto contributo aos trabalhos já realizados na área ao analisar a relação entre o autoconceito e as atribuições causais do aluno e os seus resultados escolares, com vista à compreensão da maneira como estes fatores podem explicar os resultados atuais do aluno e influenciar as suas expetativas quanto ao futuro desempenho.Foi realizado um estudo empírico, de natureza não experimental, com 88 alunos de turmas do 7ºano. Para avaliar os construtos envolvidos nesta investigação utilizou-se a Escala de Autoconceito de Piers Harris e o Questionário de Atribuições Causais para os Resultados Escolares. Os resultados obtidos, de uma forma geral, corrobam a existência relações significativas entre as variáveis em estudo e os resultados escolares dos alunos.
The academic sucess and failure is more than a result. Young people spend most of their day in school. It’s in this place and depending on the experiences they live here, that they’re going to accomplish much of their development to adulthood. Thus, it’s essential to understand the variables (individual, school and family) that one can relate to academic sucess and failure. Then we can find more effective strategies and interventions to deal with failure and make students more capable, not only in terms of academic results, as with regard to all their development. Research in this area suggests two individual variables that can be related to academic achievement: self-concept and causal attributions. This research aims to make a modest contribution to the work already done in this area exploring the relationship between self-concept, causal attributions of students and their school achivement, in order to understand how these factors can explain the current results of students and influence their expectations about future performances. The empirical study of non-experimental nature involved 88 students of the seventh grade. To evalute the variables were used the following instruments: Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale and Casual Attribution for School Achievement Questionnaire. The evidence, in general, corroborates the existence of a significant relationship between all the variables in study and the educational achievement of students.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia de Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/34010
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

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