Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/33794
Title: Ensino e aprendizagem de métodos de estudo para o interior da geosfera, fluxos de energia e ciclo da matéria na dinâmica dos ecossistemas.
Authors: Febra, Isabel Maria Nabais 
Orientador: Abrantes, Isabel
Callapez, Pedro
Keywords: Ciclo de matéria; Estratégias de ensino e aprendizagem; Fluxos de energia; Iniciação à prática profissional; Vulcanologia
Issue Date: 2016
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Este relatório final surge no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico e Relatório do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3° ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade de Coimbra. O estágio decorreu no ano letivo de 2015/2016, na Escola Secundária D. Duarte, pertencente ao Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste. Os objetivos gerais deste relatório foram descrever o progresso e processo ao longo do estágio pedagógico, apresentar as estratégias de ensino e aprendizagem implementadas e os recursos didáticos elaborados e utilizados, avaliar as competências cognitivas, procedimentais e atitudinais desenvolvidas pelos alunos e relacionar a prática docente com a investigação educacional. As práticas letivas em Geologia (Métodos de estudo da Terra e Vulcanologia) foram desenvolvidas numa turma do 10° ano de escolaridade do ensino secundário e de Biologia (Fluxos de energia na dinâmica dos ecossistemas e papel dos principais ciclos de matéria no ecossistema) no 8° ano do ensino básico. Foram efetuadas planificações a curto prazo e aplicadas diversas estratégias de ensino e aprendizagem como métodos expositivos, inquiry, síntese das aulas anteriores, simulações, atividades práticas e utilização de recursos audiovisuais. A avaliação foi feita através das provas de avaliação sumativa e de questionários. O uso de estratégias diversificadas foi importante nos processos de ensino e aprendizagem, acabando por se refletir, em parte, na classificação dos alunos e em todas as atividades práticas. O desenvolvimento de competências e a aplicação de estratégias e recursos, que irão ser muito úteis na futura profissão de professora, resultou de um trabalho reflexivo, tanto a nível científico e pedagógico como pessoal. Por isso, a iniciação à prática profissional, incluindo a prática de ensino supervisionado, assim como a realização de ações de formação ao longo da vida permitirão que os professores, neste caso de Biologia e Geologia, contribuam para a formação de cidadãos mais esclarecidos e ativos nos processos de tomada de decisão, sobretudo as relacionadas com a Ciência e Tecnologia, e que têm impacte na vida quotidiana de todos nós.
This final report was developed under the scope of the curricular unit Pedagogical Training and Report of the Master in Teaching of Biology and Geology in the 3rd cycle of Basic Teaching and Secondary Teaching of the University of Coimbra. The training took place during the year 2015-2016 at D. Duarte Secondary School, which belongs to “Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste”. The main objectives of this report were to describe the progress and the process throughout all pedagogical training, to present the learning and teaching strategies implemented and the didactic resources prepared and used, to evaluate the cognitive, procedimental and attitudinal competencies developed by the students and to relate the teaching practices with educational research. The teaching practices in Geology (Research methods for Earth’s interior and Volcanology) were taught in a class from the 10th grade of the Secondary Education and in Biology (Energy fluxes in the ecosystems’ dynamics and the role of the main matter cycles in the ecosystem) in a class from the 8th grade of the Basic Education. Plan of the lectures were done and several teaching and learning strategies applied such as expository and inquiry methods, summary of the previous lectures, simulations, practical activities, and use of audiovisual resources. The assessment was conducted through summative evaluation tests and questionnaires. The use of diversified strategies was important in the teaching and learning processes that was reflected, in part, in the classification of the students and in all the practical activities. The development of competencies and the application of strategies and resources, that will be very useful in the future profession of teacher, resulted from a reflexive work, not only at scientific and pedagogical terms, but also personal. Therefore, the introduction to professional teaching practice, including the supervised teaching, and lifelong learning will allow that teachers, in this case of Biology and Geology, contribute to shape more enlighten and active citizens in the decision making processes, mainly related to Science and Technology, which have impact on everyone’s daily life.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/33794
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
ifebra.pdf14.82 MBAdobe PDFView/Open
Relatório Semana Polar Março 2016 _Final.pdf816.7 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

579
checked on Dec 5, 2022

Download(s) 20

1,474
checked on Dec 5, 2022

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.