Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33737
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorQuintais, Luís-
dc.contributor.authorCunha, Cátia Helena Martins da-
dc.date.accessioned2016-12-20T12:12:52Z-
dc.date.available2016-12-20T12:12:52Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/33737-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Antropologia Social e Cultural apresentada ao Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractEste projeto de investigação analisa imagens fotográficas analógicas retiradas de álbuns de família. Esta análise está centrada na interpretação social das imagens, ou seja, na simbologia e materialidade da fotografia. Dois dos fatores mais importantes prendemse com o facto de existir sempre uma intenção na fotografia, ou seja, uma performance e a questão da troca, o facto de a fotografia ser herdada ou oferecida. A partir desta interpretação percebemos como as famílias se relacionam através de um material tão complexo. Desta forma são observados os contextos de produção, de circulação e de consumo das mesmas. A análise das fotografias no álbum de família relaciona, assim, uma identidade social com uma memória familiar. Esta relação está focada no contexto dos retornados, isto porque as fotografias recolhidas são de famílias que tiveram que fugir de Angola na época dos conflitos pela independênciapt
dc.description.abstractThis investigation analyses analogic photographic images, taken from family albums. This analysis is centered on the social interpretation of pictures, in other words, their symbology and materialness. Two of the major factors in photography holds in the fact that there is always an intention behind it, or rather, a performance and the possibility of being exchanged, the picture can be inherited or offered. From this study we can realize how families correlate to one another through something as complex as photography. In this way an observation occurs over the contexts of production, circulation and own consumption. The analysis of the photographies on the family albums, create a relationship between, a social identity with a familiar memory. This relationship is based on the retornados (refugees), once that the collected photographies are taken from families that had to run away from their country, Angola, during the independence conflicts.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectFotografiapt
dc.subjectImagempt
dc.subjectAnalógicopt
dc.subjectSimbólicopt
dc.subjectMemóriapt
dc.subjectHistória de famíliapt
dc.titleA fotografia no álbum de famíliapt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2016-01-01*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Antropologia Social e Culturalpt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9952-6867-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
CÁTIACUNHAFINAL.pdf5.12 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

955
checked on Aug 27, 2024

Download(s) 50

461
checked on Aug 27, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.