Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/33688
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dc.contributor.advisorPascoal, Marta Margarida Braz-
dc.contributor.advisorLemos, André-
dc.contributor.authorSantos, Cátia Alexandra Alves-
dc.date.accessioned2016-12-19T15:38:11Z-
dc.date.available2016-12-19T15:38:11Z-
dc.date.issued2014-07-01por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/33688-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Matemática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractOs sistemas de posicionamento global, basedos na navegação por satélites, têm sido amplamente utilizados para localização no exterior. Em espaços fechados estes sistemas não são operacionais, no entanto, a localização no interior de edifícios é um problema com aplicações em áreas diversas, tais como a saúde ou o turismo, e em desenvolvimento. Este trabalho integra um projeto para implementação de um sistema de navegação em edifícios, baseado na rede sem fios pré-existente. Em geral os algoritmos que determinam a localização nestas condições são afetados pelo ruído que resulta da oscilação do sinal emitido pelos dispositivos eletrónicos. Pretende-se apresentar uma ferramenta complementar a estes algoritmos, que permita reduzir possíveis erros produzidos na localização. O objetivo da ferramenta é calcular limites inferiores para o tempo que um indivíduo precisa para se deslocar entre dois pontos de um edifício, como forma de eliminar localizações erradas. Este cálculo baseia-se na representação do edifício por um grafo, e no desenvolvimento de um método para determinar o caminho mais curto entre quaisquer dois pontos do edifício. A escolha do método a utilizar é baseada em testes computacionais realizados em problemas gerados aleatoriamente.por
dc.description.abstractThe global positioning systems, based on satellite navigation, have been widely used for outdoor location. Such systems are not reliable when operating indoors, however, the location inside buildings is a timely problem with applications in many fields, such as health and tourism, which has been attracting the attention of researchers and practitioners. This work is part of a project to implement a navigation system within buildings, based on a pre-existing wireless network. The algorithms which determine the position under these conditions are often affected by noise, resulting from the oscillation of the signal emitted by the electronic devices. It is intended to present a complementary tool to these algorithms, which can reduce possible errors produced by the location. The purpose of the tool is to compute lower bounds for the time that a person needs to move between two points of a building, in order to eliminate wrong locations. This calculation is based on the representation of the building by a graph, and the development of a method for finding the shortest path between any two points in the building. The choice of the method to use is supported by tests on randomly generated problems.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLocalização dentro de edifíciospor
dc.subjectCaminho mais curtopor
dc.subjectIndoor locationpor
dc.subjectShortest pathpor
dc.titleCaminhos mais curtos em localização em espaços fechadospor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleCaminhos mais curtos em localização em espaços fechadospor
dc.identifier.tid201386941por
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Matemáticapor
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCMUC - Centre for Mathematics of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-0517-677X-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Matemática - Teses de Mestrado
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