Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33364
Title: Importância e impacto das experiências de adversidade precoce
Authors: Faustino, Ana Vitória Melo 
Orientador: Quartilho, Manuel João Rodrigues
Keywords: Experiências de adversidade precoce; Resiliência; Infância; Adolescência; Vida adulta; Vulnerabilidade; Eixo HHS
Issue Date: Oct-2015
Abstract: Uma boa saúde mental é construída desde cedo na vida, na medida em que as experiências de adversidade precoce (EAP) moldam a arquitetura do cérebro em desenvolvimento, ou seja, não são esquecidas, ficam “marcadas” no indivíduo, conduzindo posteriormente a repercussões na saúde física e mental, nomeadamente alterações nas capacidades de linguagem, comunicação e aprendizagem, bem como nas capacidades emocionais, cognitivas e executivas. Apesar de se encontrarem numa fase precoce do desenvolvimento neuropsicológico, as crianças têm a capacidade de vivenciar sentimentos de alegria, perda, tristeza, esperança, fúria e raiva. Certo é que cada qual reage de acordo com as suas capacidades psicológicas, necessidades emocionais, experiências sociais e idade perante os eventos de stress. Perante a enorme fragilidade que o período de infância comporta e as múltiplas e duradouras repercussões que as suas adversidades representam na vida do indivíduo, esta é uma área que ainda carece de muita investigação. Apesar dos estudos que têm vindo a ser realizados e das descobertas pertinentes que se têm feito, muitas dúvidas e controvérsias continuam por esclarecer. Apostar na prevenção e intervenção precoces é algo imperioso nos dias que correm. A good mental health is constructed at the beginning of life, in that adverse experiences in early ages shape the developing brain architecture, it means that they are not forgotten, “prints” were left on individuals, posteriorly leading to outcomes at physical and mental health, such as deficits at language, communication, learning, emotional, cognitive and executive skills. Despite the premature stage of neuropsychological development, children have the capacity to experience feelings like happiness, loss, sadness, hope, rage and angry. Of course, every single child reacts towards an event of stress according to her/his psychological skills, emotional needs, social experiences and age. Facing this giant vulnerability of childhood and the multiple lasting outcomes those adversities represent to the individual’s life, it is guaranteed that more investigation in this field is needed. Although every research and findings have been made, many doubts and controversy still needing elucidation. Nowadays, betting at prevention and previous intervention is peremptory.
Description: Trabalho de revisão do 6º ano médico com vista à atribuição do grau de mestre (área científica de psiquiatria) no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina.
URI: https://hdl.handle.net/10316/33364
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Medicina - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho final Ana Faustino.pdfTrabalho final Ana Faustino524.46 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

540
checked on Apr 17, 2024

Download(s) 10

1,903
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.